Os dias de calor do Verão sempre pedem uma cerveja refrescante. Mas isso não quer dizer que aquela cerveja que você sonha o dia inteiro para apreciar tem que ser uma sem gosto e aguada! Hoje no Brasil temos mais de 1500 rótulos de cerveja em circulação, dos mais diferentes estilos, nacionalidades e gostos, portanto opção é o que não falta nessas horas para matar a sede.

Cervejas-para-o-verão

E para deixar os seus dias de Verão ainda mais apetitosos e com boas cervejas, montamos uma sequência de 5 cervejas com 5 mini-pratos. Confira a seleção:



5 Cervejas para o Verão:


1. Evil Twin Bikini Beer

Cervejas-para-o-Verão-Bikini-Beer
[Origem: Copenhague – Dinamarca / Teor Alc.: 2,7% / Estilo: Session IPA]

Essa é perfeita para tomar na praia ou na piscina, e não é só por causa do nome: seu baixo teor alcoólico permite que seja tomada em quantidade, sua combinação de corpo baixo e boa carbonatação a deixam refrescante. E com azeitonas regadas ao azeite de oliva, o leve amargor dessa cerveja fica fantástico.

Harmonização: Mix de azeitonas


2. Bastards Jean le Blanc

Cervejas-para-o-Verão-Bastards-Jean-Le-Blanc
[Origem: Pinhais, PR – Brasil / Teor Alc.: 4,9% / Estilo: Witbier]

Qualquer cerveja do estilo Witbier vai bem em dias de calor. São cervejas bem claras e de perfil cítrico e aromático devido à adição de cascas de laranja e sementes de coentro. Nossa dica fica por conta da Jean le Blanc, que é um excelente exemplo do estilo, e ainda mais refrescante pelo toque de capim limão que leva na receita. Imperdível com ceviche ou frutos do mar grelhados.

Harmonização: Ceviche


3. Stillwater Clássica Tropical

Cervejas-para-o-Verão-Stillwater-Clássica-Tropical
[Origem: Porto Alegre, RS – Brasil / Teor Alc.: 4,5% / Estilo: Saison]

As Saisons invadiram o mercado. A cada dia novos rótulos vão sendo lançados, e este é um estilo muito dinâmico nas harmonizações. Essas cervejas sempre levam a adição dos mais variados adjuntos como frutas, ervas e especiarias. A Stillwater Clássica Tropical, versão brazuca do carro-chefe desta cervejaria americana que é referência em Saisons e Farmhouse Ales, conta com manga e é fermentada com levedura Brettanomyces, o que a confere notas aromáticas florais, frutadas e citricas. Ela possui acidez e carbonatação suficientes para limpar o palato de sanduíches rápidos para matar a fome das tardes de verão, como um de linguiça blumenau e queijo gouda.

Harmonização: Sanduíche de linguiça blumenau, queijo gouda, rúcula e tomate


4. Brooklyn Lager

Cervejas-para-o-Verão-Brooklyn-Lager
[Origem: Nova York – EUA / Teor Alc.: 5,2% / Estilo: Vienna Lager]

Nem todas as Lagers foram criadas iguais! Esta aqui é um excelente exemplar do estilo Vienna Lager: coloração âmbar, aromas herbais do lúpulo junto com notas de caramelo e casca de pão advindas dos maltes. Na boca médio amargor equilibrado com o dulçor do malte. Final suavemente lupulado e seco. Junto com camarões ao bafo fica perfeita.

Harmonização: Camarão ao bafo com flor de sal e limão siciliano


5. Meantime London Stout

Cervejas-para-o-Verão-Meantime-London-Stout
[Origem: Londres – Inglaterra / Teor Alc.: 5,4% / Estilo: Oatmeal Stout]

Cervejas escuras, de perfil torrado, também podem ser uma boa pedida para dias de calor! Ainda mais uma com baixo corpo e equilibrada como a Meantime London Stout, uma Stout feita no tradicional estilo londrino com adição de aveia para conferir-lhe cremosidade, resultando em uma cerveja com alto drinkability. Apresenta aromas de torrefação, café e baunilha, também presentes em seu paladar, finalizando seca. Experimente com um Brownie acompanhado de um belo sorvete de pistache que não tem erro!

Harmonização: Brownie com sorvete de pistache


O Verão esta ai! Não deixe-o passar sem saborear boas combinações de pratos saborosos e cervejas refrescantes. Além dessas, qual você recomendaria?