10 melhores cervejas IPAs que provei nos últimos tempos
Salve pessoal! Depois de um tempo sem escrever, resolvi voltar a publicar no Mestre-Cervejeiro.com alguns artigos sobre a cultura da cerveja. E para dar início, vou falar da queridinha dos cervejeiros, tanto no Brasil como no exterior, as cervejas IPAs.
Em minhas viagens, principalmente nos concursos que participo, sempre procuro provar coisas novas. E quase sempre faço esse registro na minha conta do Untappd (rede social virtual que permite que seus usuários realizem check-in em cervejas conforme as bebe e compartilhar esses check-ins e localizações com amigos).
Bom, pegando como base isso, vou colocar aqui as últimas IPAs que provei e que recomendo. Lembrando que muitas delas você encontra nas lojas Mestre-Cervejeiro.com e outras somente nas próprias cervejarias ou podem ainda não estar disponíveis no Brasil. Mas, mesmo assim é legal conhecer e, quem sabe, ter uma oportunidade para comprar fora do país ou pedir para alguém trazer.
A lista contempla, além da tradicional American IPA (AIPA), as variações da categoria como Double IPA, Double NE IPA, NE IPA e Brut IPA.
Vamos a lista:
1) Modern Times Beer Orderville Hazy IPA
Estilo: New England IPA
Teor Alc.: 7,2%
IBU: 75
Origem: San Diego, CA – EUA
Fiquei simplesmente apaixonado por esse rótulo da Modern Times. Uma cerveja muito saborosa. Ela é amarela, turva, espuma bem formada. Os aromas são resinosos e de frutas de carroço (drupas). Tem médio corpo, textura aveluda com gostoso amargor. Final equilibrado e frutado.
2) Great Divide Hercules Double IPA
Estilo: Double IPA
Teor Alc.: 10%
IBU: 85
Origem: Denver, CO – EUA
Uma DIPA potente e limpa. De cor alaranjada, levemente turva, com boa formação e retenção de espuma. Presença intensa de sabores de lúpulo, tanto no nariz como na boca. Médio corpo, elevado amargor, sútil dulçor.
3) Great Divide Titan IPA
Estilo: American IPA
Teor Alc.: 7,1%
IBU: 65
Origem: Denver, CO – EUA
Uma clássica American IPA. De cor âmbar, brilhante, fina espuma. Aromas de frutas amarelas e resinosos. Médio alto corpo, elevado amargor e baixo dulçor. Final resinoso e maltado. As lojas Mestre-Cervejeiro.com tem as cervejas da Great Divide. Portanto esse é um rótulo que tem que provar.
4) Swamp Froggy IPA
Estilo: American IPA
Teor Ale.: 6,2%
IBU: 68
Origem: Curitiba, PR – Brasil
As cervejas da Swamp sempre são surpreendentes pelo frescor. E essa IPA não é diferente. De cor amarela, turva com uma fina espuma bem formada. Aromas intensos de frutas amarelas e resina. Médio corpo, de textura cremosa, média carbonatação. Amargor intenso e limpo. Sabores de lúpulo persistem ao final.
5) Anchor Blackberry Daze IPA
Estilo: American IPA
Teor Alc.: 6,5%
IBU: 50
Origem: San Francisco, CA – EUA
Uma das cervejas americanas que mais gosto. A Anchor sempre possui ótimas cervejas. Essa cerveja é âmbar alaranjada, turva, com fina espuma bem formada. Os aromas são terrosos e herbais. Médio corpo, médio amargor e frisante. Sutil frutado ao final. Equilibrada e intrigante como todas cervejas da Anchor.
6) Cigar City White Oak Jai Alai
Estilo: American IPA
Teor Alc.: 7,5%
IBU: 70
Origem: Tampa, FL – EUA
Outra cervejaria americana que faz ótimas cervejas. Dessa vez provei a Cigar City White Oak Jai Alai. Ela é alaranjada, opaca e com espuma bem formada. Aromas de frutas amarelas, papaya e baunilha. Médio-alto corpo, potente dulçor equilibrado com o amargor. Final resinoso.
7) Maniacs Extra Brut IPA
Estilo: Brut IPA
Teor Alc.: 7,1%
IBU: 29
Origem: Curitiba, PR – Brasil
Um estilo criado recentemente em São Francisco, o Brut IPA veio para ficar. A versão da Manics é amarela, brilhante, espuma rápida. Aromas resinosos e de maracujá. Médio corpo, alta carbonatação, dulçor presente, médio amargor. Final com sabores de frutados e amargor saboroso. Muita boa Brut IPA, feita pelo meu amigo Rafael David.
8) Lohn Rocket To Hop
Estilo: New England IPA
Teor Alc.: 6,2%
IBU: 52
Origem: Lauro Müller, SC – Brasil
Na atualidade, a Lohn um das cervejarias mais premiadas no Brasil e tem ótimas IPAs na sua linha. Como é o caso da Lohn Rocket to Hop. De cor amarela, levemente turva com fina espuma. Aromas resinosos e de frutas amarelas. Médio corpo, médio amargor, dulçor presente. Final com sabores de frutas amarelas
9) Bonfire Firestarter
Estilo: American IPA
Teor Alc.: 6,6%
IBU: 72
Origem: Eagle, CO – EUA
Uma pena ainda não termos as cervejas da Bonfire no Brasil. Provei algumas e trouxe da minha última viagem ao Great American Beer Festival como jurado do concurso. E fiquei surpreso com todas elas. A Bonfire Firestarter é alaranjada, turva e tem uma fina espuma. Aromas de lichia, limão siciliano e noz-moscada. Médio corpo, médio amargor, leve acidez. Muito bem equilibrada com sabores cítricos e resinosos no final. Uma AIPA muito boa.
10) Almanac LOUD! Hazy DIPA
Estilo: Double New England IPA
Teor Alc.: 8%
IBU: 38
Origem: Alameda, CA – EUA
Simplesmente uma das melhores DIPAs que já provei, com um equilíbrio surpreendente. De cor amarelo, turva e espuma fina. Os aromas são cítricos e terrosos. Gosto intenso de lúpulo, maltada e equilibrada. Muito fácil de beber e muito saborosa.
Uma breve lista, porém com muito boas lembranças. Agora é a vez de vocês! Quais foram as melhores IPAs dos últimos tempos? Comente!
Lembrando que as cervejas das opções 2, 3, 4, 5, 7 e 8 podem ser encontradas em nossas lojas, dependendo do estoque e sazonalidade.
Publicações Relacionadas
- Brussels Beer Challenge 2020 vai acontecer. Inscreva as suas cervejas! - 06/10/2020
- Lista de Lojas Mestre-Cervejeiro.com Operando Delivery e Take Away (Covid-19) - 20/05/2020
- 10 melhores cervejas IPAs que provei nos últimos tempos - 09/09/2019
- Oktoberfest Mestre-Cervejeiro.com 2018 - 15/10/2018
- Lista dos vencedores – Copa Cervezas de America 2018 - 15/10/2018
- South Beer Cup 2018: Cervejas premiadas - 12/09/2018
- Cervejas da Mestre-Cervejeiro.com são premiadas no World Beer Awards - 20/08/2018
- Nova cerveja: Mestre-Cervejeiro.com Hallertau Mosaic Pilsner - 17/07/2018
- Diretor da rede de lojas Mestre-Cervejeiro.com é homenageado com o prêmio personalidade da cerveja 2018 - 19/06/2018
- Daniel Wolff foi juiz pela segunda vez do World Beer Awards - 15/06/2018