6 cervejas para o Natal e Ano Novo
Chegou o fim de mais um ano. Ao meio de conquistas e muitas emoções, o descanso merecido e a confraternização com a família e amigos está ai. E é claro, os pratos típicos das festas de Natal e Ano Novo, os quais não podemos deixar de combinar com ótimas cervejas. E como são pratos ricos em sabores, essas combinações ficam fantásticas!
6 cervejas para o Natal e Ano Novo:
1. Delirium Christmas
[Origem: Melle – Bélgica / Teor Alc.: 10% / Estilo: Belgian Dark Strong Ale]
O Famoso Panetone!
Um simples Panetone pode virar uma atração a parte quando aproveitamos essa iguaria repleta de sabores natalinos (frutas cristalizadas, chocolate e aromas de panificação) com uma cerveja como a Delirium Christmas, que é marrom-avermelhada com boa formação e consistência de espuma, aromas de caramelo, frutas passas e alcóolica. Eles se abraçam para uma dança de Natal.
2. Fantôme de Noel
[Origem: Soy – Bélgica / Teor Alc.: 10% / Estilo: Saison]
Chester recheado – Ele não falta nunca!
Presente em todas as escalações de fim de ano, o Chester nunca deixa de vir a festa. E ainda não vem sozinho, mas acompanhado de frutas como ameixas, pêssego, figo e ainda uma deliciosa farofa. Para recepcioná-lo nada melhor que um anfitrião a altura, e para isso nossa sugestão é a Fantôme de Noel. Ao contrário da maioria das Saisons, esta apresenta uma cor âmbar. Além da boa carbonatação, leve acidez acompanhado de um médio dulçor. Os aromas complexos vão desde o herbal até o caramelo, passando por chocolate e especiarias como canela e noz-moscada.
3. Chimay Tripel
[Origem: Hainaut – Bélgica / Teor Alc.: 8% / Estilo: Belgian Tripel]
Pernil assado ao molho de laranja – Deliciosamente preparado para confraternizações!
Qualquer um dos estilos trapistas, de teor alcoólico em geral mais elevado e aromas frutados, é uma boa pedida para o final de ano. E para a combinação com o Pernil assado acompanhado de molho de laranja – hmmmmm! – a sugestão é a Chimay Tripel. Os aromas cítricos do prato em conjunto com os do Pernil assado recém-saído do forno, combinam de tal forma com os aromas frutados e levedura da cerveja que já dá água na boca. E a combinação fica ainda melhor quando a leve acidez e médio corpo da cerveja trabalham com os gostos do prato. Ao final, o gostinho de laranja do molho.
4. Brooklyn Local 2
[Origem: Nova York – EUA / Teor Alc.: 9% / Estilo: Belgian Dark Strong Ale]
Castanhas e Frutas Passas – Recebendo os convidados com carinho!
Um bowl montado com castanhas e frutas passas é sempre bom para receber os convidados. E também merecem uma boa cerveja, como a Brooklyn Local 2. Muitos podem achar que ela é potente demais para uma entrada, mas ela é perfeita para aconchegar os convidados. Possui médio-alto teor alcoólico, que equilibra muito bem com seu corpo maltado, os gostos de caramelo e tostado, sem falar do seu delicioso amargor e dulçor. As castanhas e frutas passas enriquecem ainda mais a experiência, complementando os seus gostos aos da cerveja. Bem-vindos!
5. Rogue Yellow Snow IPA
[Origem: Newport – EUA / Teor Alc.: 6,2% / Estilo: American IPA]
Picanha grelhada com bacon e gorgonzola – Ao gosto dos cervejeiros!
Não precisa muito para ser feliz, e nem para fazer uma boa combinação entre cerveja e prato. Aqui combinamos um dos estilos mais apreciados pelos cervejeiros artesanais, o estilo IPA, com também um dos cortes prediletos dos brasileiros, a picanha. De forma simples e rápida, coloque o bacon em cubos para fritar – reserve –, em seguida a picanha em fatias espessas. Assim que a picanha estiver grelhada, coloque lascas de gorgonzola por cima, que magicamente irão derreter sobre a picanha, e para finalizar coloque o bacon. E digo o seguinte: para aguentar essa tentação de sabores coloque uma IPA saborosamente amarga como a americana Rogue Yellow Snow IPA. Depois de provar conte como foi!
6. DeuS Bière Brut
[Origem: Buggenhout – Bélgica / Teor Alc.: 11,5% / Estilo: Bière Brut]
Queijos de fungo branco com geleia de damasco e amêndoas – para começar ou finalizar?
Em muitos países é comum servir queijo para sobremesa, mas também a combinação a seguir fica sensacional como uma entrada. E é muito fácil de fazer: é só cortar em pedaços grandes algum queijo de fungo branco como Brie ou Camembert, jogar por cima a geléia de damascos e uns pedaços de amêndoas. Pronto! E para acompanhar uma cerveja feita pela método champenoise como a famosa Deus Bière Brut, que possui notas de levedura de vinho, aromas herbais como de manjericão e um corpo potente e ao mesmo tempo refrescante. Mas pode ser qualquer outra como a Wäls Brut, Eisenbahn Lust ou a recém-lançada Morada Brut. Ou melhor, pode ser qualquer outra cerveja que você acha que ficará boa com o queijo – a idéia aqui é facilitar e principalmente desfrutar a vida!
Boas festas e feliz 2015 a todos!
Publicações Relacionadas
- Brussels Beer Challenge 2020 vai acontecer. Inscreva as suas cervejas! - 06/10/2020
- Lista de Lojas Mestre-Cervejeiro.com Operando Delivery e Take Away (Covid-19) - 20/05/2020
- 10 melhores cervejas IPAs que provei nos últimos tempos - 09/09/2019
- Oktoberfest Mestre-Cervejeiro.com 2018 - 15/10/2018
- Lista dos vencedores – Copa Cervezas de America 2018 - 15/10/2018
- South Beer Cup 2018: Cervejas premiadas - 12/09/2018
- Cervejas da Mestre-Cervejeiro.com são premiadas no World Beer Awards - 20/08/2018
- Nova cerveja: Mestre-Cervejeiro.com Hallertau Mosaic Pilsner - 17/07/2018
- Diretor da rede de lojas Mestre-Cervejeiro.com é homenageado com o prêmio personalidade da cerveja 2018 - 19/06/2018
- Daniel Wolff foi juiz pela segunda vez do World Beer Awards - 15/06/2018