Páscoa e Cerveja: Harmonizações com pratos típicos
A Páscoa é um dos feriados mais prazerosos de se curtir quando se fala em comida. O chocolate é um dos protagonistas da celebração, porém há diversos outros pratos típicos que combinam muito bem com cerveja, como a colomba pascal ou mesmo frutos do mar como bacalhau e camarão. Só não vale coelho!
Para uma harmonização dar certo, antes de tudo é necessário identificar as principais características de cada um dos elementos a serem degustados e entender como eles combinam. O chocolate branco, por exemplo, é bem adocicado e tem sabor de leite e manteiga de cacau, o que combina muito bem com uma cerveja mais ácida e que tem adição de frutas vermelhas. Já no caso do chocolate meio amargo, uma cerveja com perfil de torrefação e amargor presente é uma combinação mais interessante. Outros pratos, como por exemplo os feitos à base de frutos do mar, são muito diversos e dependem muito do modo de preparo e os temperos utilizados, como veremos nos exemplos abaixo.
Confira então algumas sugestões de harmonização com pratos clássicos de Páscoa, e siga o coelho branco até a loja das maravilhas mais próxima de você!
Bacalhau à portuguesa
O clássico bacalhau à portuguesa, feito no forno com batatas, tomate e cebola, e regado de muito azeite. Por ser um prato untuoso, uma cerveja com teor alcoólico mais elevado, alta carbonatação e paladar seco vai muito bem para limpar o palato. Um perfil condimentado complementa os sabores do prato.
Sugestão de harmonização: DUM Grand Cru, ou outras cervejas de perfil frutado, alcoólico, médio amargor e alta carbonatação como as do estilo Belgian Tripel.
Salmão com molho de maracujá
O salmão é um peixe de textura rica, que fica ótimo servido com um molho de maracujá cítrico. Da mesma forma, uma cerveja com uma base de maltes presente e intensos aromas cítricos de lúpulos americanos, é boa uma escolha para ampliar esta combinação de sabores.
Sugestão de harmonização: Invicta + 2Cabeças Saison à Trois, ou outras cervejas de perfil cítrico, ácido, e secas como as do estilo Berliner Weisse.
Camarão na moranga
Frutos do mar com preparo mais delicado geralmente combinam com cervejas cítricas. Já um prato como camarão na moranga, que tem uma textura cremosa e o sabor adocidado da abóbora, e ainda muitas vezes é um tanto apimentado, vai bem com cervejas de perfil maltado e com baixo amargor.
Sugestão de harmonização: Cathedral Helles Bock, ou outras cervejas de perfil maltado, de baixo amargor, e médio dulçor residual, como as do estilo English Pale Ale.
Colomba pascal
Já no departamento de sobremesas é onde a Páscoa realmente acontece, e a colomba pascal é um dos exemplo mais tradicionais. A colomba pascal lembra muito um panetonne natalino, com suas frutas cristalizadas e aroma de baunilha. Vai muito bem junto com cervejas que trazem aromas e sabores de maltes remetendo a caramelo, castanhas e chocolate.
Sugestão de harmonização: Brooklyn Brown Ale, ou outras cervejas com base de maltes tostados e baixo amargor, como as do estilo Munich Dunkel.
Chocolate branco
O chocolate branco é bastante doce, com sabor de leite e manteiga de cacau. E assim com uma sobremesa à base de creme de leite vai bem com frutas vermelhas, o mesmo acontece com o chocolate branco. Uma cerveja com adição de cerejas, morango ou framboesa, principalmente se tiver uma acidez presente para contrabalancear o dulçor, é o par perfeito para este tipo de chocolate.
Sugestão de harmonização: Lindemans Kriek, ou outras cervejas com adição de frutas vermelhas (estilo Fruit Beer).
Chocolate ao leite
O chocolate ao leite, assim como o branco, é um tanto adocicado, porém traz sabores mais próximos do toffee e de nozes. Combine com uma cerveja de perfil torrado, lembrando um bom café.
Sugestão de harmonização: Bastards Mark the Shadow, ou outras cervejas com perfil de torrefação, médio amargor, e médio corpo como as do estilo Robust Porter.
Chocolate meio-amargo
Este tipo de chocolate é mais intenso em aroma e sabor, com amargor de médio a alto, e portanto precisa de uma cerveja à altura. Uma Imperial Stout tem o teor alcoólico e amargor suficientemente altos para equilibrar com a intensidade do chocolate, enquanto os sabores de torrefação de ambos se complementam.
Sugestão de harmonização: Dieu du Ciel! Aphrodisiaque, ou cervejas com perfil de torrefação e frutas secas, baixo amargor e alto teor alcoólico como as Belgian Dark Strong Ales.
Cerveja com chocolate
Além das deliciosas harmonizações com os pratos típicos de Páscoa, a versatilidade da cerveja se manifesta também através de rótulos que contam com o ingredientes principal da data, o chocolate, em sua receita.
Existem diversas opções em nossas lojas, porém nós temos que mencionar a nossa Session Porter, que produzimos junto com a DUM Cervejaria em comemoração aos 10 anos da rede Mestre-Cervejeiro.com. Ela é produzida com base no estilo inglês Porter, porém possui teor alcoólico reduzido (apenas 3,8%) e conta com adição de cacau belga. O resultado é uma cerveja de baixo corpo, com amargor presente, e além do perfil de torrefação apresenta os sabores do cacau, remetendo a chocolate escuro. A Session Porter harmoniza bem com qualquer uma das variações do chocolate – prove com chocolate branco, esta combinação gera um terceiro sabor que lembra doce de leite. Uma delícia!
E aí, qual outro prato típico de Páscoa você gostaria de provar harmonizando com boas cervejas? Contribua para a conversa nos comentários.
Boa Páscoa galera!
Verifique disponibilidade destas e outras cervejas numa loja Mestre-Cervejeiro.com. Conheça as nossas lojas: www.mestre-cervejeiro.com/lojas