Cervejas do estilo Dubbel – Episódio 27
Daniel Wolff apresenta e compara neste episódio três cervejas de um estilo que representa bem a escola belga, o estilo Dubbel.
As cervejas deste episódio foram as belgas Gouden Carolus Classic e Westmalle Dubbel, e a brasileira Wäls Dubbel.
Daniel Wolff apresenta e compara neste episódio três cervejas de um estilo que representa bem a escola belga, o estilo Dubbel.
É legal comentar que a Gouden Carolus Classic em algumas referências ela entra como Dubbel e em outras como Belgian Dark Strong Ale. Por exemplo, as medalhas que ela conquistou no European Beer Star foram no estilo Dubbel, já a que levou no World Beer Awards foi como Belgian Dark Strong Ale.
Aqui optamos por colocar junto com outras Dubbels. De qualquer maneira é uma excelente cerveja e recomendamos que você assista o vídeo com uma na mão – ou melhor, no copo. Aproveite!
Perguntas do episódio: Você já conhece o estilo Dubbel? Qual é a harmonização que você gosta de fazer com este estilo de cerveja?
Cervejas Degustadas
Verifique disponibilidade destas e outras cervejas numa loja Mestre-Cervejeiro.com.Conheça as nossas lojas: www.mestre-cervejeiro.com/lojas
Em Vitória temos uma excelente Dubbel da Tabier Beer – Excelente.
Quais são os parâmetros que definem uma Dubbel? Onde consigo referências de uso de insumos específicos para estilos?
Olá Wil! Para conferir os parâmetros do estilo, recomendo os guias de estilo do BJCP (http://www.bjcp.org/docs/2015_Guidelines_Beer.pdf) e BA (https://www.brewersassociation.org/resources/brewers-association-beer-style-guidelines/). No guia do BJCP, além do perfil sensorial, você encontrará algumas sugestões de ingredientes. Você consegue encontrar receitas com medidas e proporções exatas buscando na internet (p. ex.: http://cervejarte.org/blog/2007/04/29/dubbel-the-making-of/). Para mais informações sobre produção em casa, recomendo que entre em contato com a Acerva do seu estado.