Similar Posts

6 Comments

  1. Daniel, td bem? Me dê um toque bem objetivo sobre harmonização com esse tipo de cerveja (imperial porter)? Muito obrigado e parabéns pelo excelente trabalho de informação. Abraços, Omar.

    1. Salve Omar, tudo certo! Vamos lá bem objetivo, prefiro ela sozinha ao invés de tentar harmonizar. Isso rola muito no mundo do vinho, o povo chama vinhos muito pancada, muito intensos, de vinhos de meditação. Aqueles pra tomar sozinho, aos poucos goles. Cervejas como Monjolo, Petroleum, Tokyo, alguma barley wine pancada, prefiro tomar ela sozinha. Ou se for pra colocar com algo, tem que uma harmonização por contraste pancada tbm. Como colocar Imperial Porter/Stout com bola de sorvete de creme – rola até fazer um floating, a vaca preta que se fazia com coca-cola. Ou com queijo, massa dura, ou carne grelhada… mas dai tem várias outras cervejas com intensidade mais adequada para harmonizar. Espero ter ajudado! grande abraço

      1. Daniel, show de bola! Obrigado pelos valiosos toques! Saiba que tenho aprendido muito com os episódios do “Mestre Cervejeiro.com”. Revisito os episódios sempre que preciso e tenho feito minhas experiências tendo como base os tipos de cervejas apresentados por você. Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho.
        Grande abraço,
        Omar

  2. Daniel, você fala do “estilo” da cerveja para essa Monjolo, mas no Larousse da Cerveja do Morado fala que Imperial Porter não é estilo, ou seja, é uma Specialty Beer. Afinal, é estilo ou não?

    1. Olá Fábbio, tudo bem?
      O Larousse da Cerveja do nosso amigo Ronaldo Morado, a parte de estilos é muito simplificada. É uma compilação reduzida do guia do BJCP 2008. E ainda é uma interpretação do próprio Ronaldo. – Lembrando que estou indo com base na tua informação, não verifiquei no livro se está desta maneira mesmo.
      Bom, eu considero um estilo e cada concurso e cada guia tem as suas referencias. Se pegarmos o BJCP 2016 o Imperial Porter está descrita dentro de Baltic Porter, já o guia do Brewers Association tem uma categoria a parte para Imperial Porter a parte. E no Concurso Nacional, que na ocasião medalhou a Monjolo, havia a categoria Imperial Porter.
      Aqui tem o link pro guia do BA: https://www.brewersassociation.org/resources/brewers-association-beer-style-guidelines/
      E aqui do BJCP 2016: https://www.brewersassociation.org/resources/brewers-association-beer-style-guidelines/
      Esses dois são os guias mais utilizados como referencia para os cervejeiros e concursos. O Concurso Nacional utiliza como base o BA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *