Tupiniquim Monjolo e Concurso Brasileiro de Cervejas – Episódio 116
Neste vídeo falo um pouco sobre minha experiência em concursos, e também provo a Tupiniquim Monjolo, que foi uma das medalhas de ouro do III Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau. A Tupiniquim, inclusive, teve desempenho tão bom no concurso que foi eleita Cervejaria do Ano. Confira!
Uma das cervejas que levou medalha de ouro em Blumenau!
Participar como jurado de concursos de cervejas é uma experiência muito gratificante, principalmente pelo aprendizado que se tem durante as horas, e até dias, de degustação junto com outros profissionais do meio cervejeiro.
Já participei de alguns concursos, como os de cervejeiros de panela promovido pelas Associações de Cervejeiros Caseiros – Acervas, o concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn, e também o South Beer Cup, a “Taça Libertadores” da cerveja. Em Março de 2015 fui jurado na 3ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas, que acontece junto com o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau.
Durante as degustações do concurso, caiu na minha bancada o estilo Imperial Porter. Só havia uma cerveja inscrita, e como vocês devem saber, as degustações são às cegas – ou seja, não sabemos qual é o rótulo. Tanto para mim quanto para os jurados presentes, a cerveja estava fantástica, totalmente dentro do estilo (conforme descrito no guia de estilos da Brewers Association – BA, usado no concurso), portanto demos medalha de ouro. Apenas nas premiações o rótulo foi revelado: era a Tupiniquim Monjolo.
Neste vídeo falo um pouco sobre minha experiência em concursos, e também provo a Monjolo, que foi apenas uma das medalhas de ouro que a Tupiniquim levou no III Concurso Brasileiro de Cervejas. Devido ao seu excelente desempenho no concurso, a Tupiniquim foi inclusive eleita Cervejaria do Ano em 2015.
Quem quiser participar fique a vontade para tirar alguma dúvida sobre os concursos, sobre os guias de estilos e sobre esta cerveja!
Cervejas Degustadas
Verifique disponibilidade destas e outras cervejas numa loja Mestre-Cervejeiro.com. Conheça as nossas lojas: www.mestre-cervejeiro.com/lojas
Daniel, td bem? Me dê um toque bem objetivo sobre harmonização com esse tipo de cerveja (imperial porter)? Muito obrigado e parabéns pelo excelente trabalho de informação. Abraços, Omar.
Salve Omar, tudo certo! Vamos lá bem objetivo, prefiro ela sozinha ao invés de tentar harmonizar. Isso rola muito no mundo do vinho, o povo chama vinhos muito pancada, muito intensos, de vinhos de meditação. Aqueles pra tomar sozinho, aos poucos goles. Cervejas como Monjolo, Petroleum, Tokyo, alguma barley wine pancada, prefiro tomar ela sozinha. Ou se for pra colocar com algo, tem que uma harmonização por contraste pancada tbm. Como colocar Imperial Porter/Stout com bola de sorvete de creme – rola até fazer um floating, a vaca preta que se fazia com coca-cola. Ou com queijo, massa dura, ou carne grelhada… mas dai tem várias outras cervejas com intensidade mais adequada para harmonizar. Espero ter ajudado! grande abraço
Daniel, show de bola! Obrigado pelos valiosos toques! Saiba que tenho aprendido muito com os episódios do “Mestre Cervejeiro.com”. Revisito os episódios sempre que preciso e tenho feito minhas experiências tendo como base os tipos de cervejas apresentados por você. Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho.
Grande abraço,
Omar
Valeu!!! obrigado vc por acompanhar. Grande abraço e boas cervejas!
Daniel, você fala do “estilo” da cerveja para essa Monjolo, mas no Larousse da Cerveja do Morado fala que Imperial Porter não é estilo, ou seja, é uma Specialty Beer. Afinal, é estilo ou não?
Olá Fábbio, tudo bem?
O Larousse da Cerveja do nosso amigo Ronaldo Morado, a parte de estilos é muito simplificada. É uma compilação reduzida do guia do BJCP 2008. E ainda é uma interpretação do próprio Ronaldo. – Lembrando que estou indo com base na tua informação, não verifiquei no livro se está desta maneira mesmo.
Bom, eu considero um estilo e cada concurso e cada guia tem as suas referencias. Se pegarmos o BJCP 2016 o Imperial Porter está descrita dentro de Baltic Porter, já o guia do Brewers Association tem uma categoria a parte para Imperial Porter a parte. E no Concurso Nacional, que na ocasião medalhou a Monjolo, havia a categoria Imperial Porter.
Aqui tem o link pro guia do BA: https://www.brewersassociation.org/resources/brewers-association-beer-style-guidelines/
E aqui do BJCP 2016: https://www.brewersassociation.org/resources/brewers-association-beer-style-guidelines/
Esses dois são os guias mais utilizados como referencia para os cervejeiros e concursos. O Concurso Nacional utiliza como base o BA.