Continuando a série sobre os grandes mestres cervejeiros da atualidade, apresentamos este que é um dos principais cervejeiros do que muitos consideram uma nova escola cervejeira – a Italiana: Teo Musso, da Le Baladin!

Teo-Musso-Baladin

De personalidade divertida e comunicativa, Teo Musso entrou no mundo cervejeiro por sua rebeldia adolescente: ele se recusava a beber o vinho caseiro produzido pelos seus pais, exigindo beber cerveja. Hoje ele busca redefinir o entendimento sobre cervejas na Itália, favorecendo o uso de insumos locais – a Le Baladin até tem uma fazenda experimental de lúpulo e cevada –, e explorando a sua combinação com comida, elemento importantíssimo da cultura italiana.

As cervejas da Le Baladin são influenciadas pelo período que Teo Musso passou trabalhando em uma cervejaria na Bélgica. São todas de alta fermentação e guiadas por um senso de expressão pessoal do mestre cervejeiro, sem muitas amarras a regras e convenções. O próprio Teo diz que busca criar “paradoxos” com suas cervejas, deixando suas emoções o guiarem. E tem dado certo! Conheça abaixo dois rótulos que expressam bem a essência da Le Baladin, com sugestões de harmonização da culinária italiana.

Curiosidade nº 1: Teo Musso desenvolveu junto com Lorenzo Dabove (mais conhecido como Kuaska) a taça Teku, o modelo padrão de taça para análise sensorial de cerveja.

Curiosidade nº 2: Teo Musso é um dos cofundadores do Eataly, centro gastronômico focado na tradição italiana, montando um brewpub junto com a Dogfish Head e Birra del Borgo na unidade de Nova York.

Sugestão de cervejas da Le Baladin:

Teo-Musso-Baladin-Super

Baladin Super

Origem: Piozzo – Itália
Teor Alc.: 8,0%
Estilo: Strong Golden Ale

Cerveja de coloração âmbar levemente turva devido à presença da levedura na garrafa. Aroma maltado remetendo a castanhas e toffee, complementados pelos complexos aromas frutados da levedura belga remetendo a maracujá, mamão e damasco. Amargor equilibrado com o dulçor dos maltes, com potência alcoólica bem inserida.

Harmonização: Regu de pato com polenta.


Teo-Musso-Baladin-Terre-Riserva-Teo-Musso

Baladin Terre Riserva Teo Musso 2010

Origem: Piozzo – Itália
Teor Alc.: 12,0%
Estilo: English Barley Wine

Cerveja de edição limitada, com apenas um lote produzido, maturado em barris de vinho tinto italiano. Cerveja de coloração marrom clara levemente turva e com baixa formação de espuma, devido à maturação em barril. Aromas complexos de açúcar mascavo, caramelo, figos, uvas passas, madeira, vinho. Na boca estes mesmos sabores, com leve acidez e final lembrando vinho tinto.

Harmonização: Panna Cotta, sobremesa típica do Piemonte, onde fica a Le Baladin.


E aí, já conhece alguma cerveja da Le Baladin? Qual é a sua favorita? Se ainda não conhece nenhuma, entre em contato com a loja Mestre-Cervejeiro.com mais próxima!


Conheça os outros grandes mestres cervejeiros da série: