Estupidamente ou ambiente? Afinal, qual é a temperatura ideal para se degustar as cervejas? A temperatura ideal vai depender do estilo, da qualidade da cerveja e principalmente do gosto pessoal de cada um.

Já ouvimos algumas vezes frases como:  – Garçon! Me traga uma cerveja estupidamente gelada! Ou ainda: – Fui para o velho continente e lá se tomava cerveja em temperatura ambiente.

Em nossa cultura está encravada a questão que cerveja tem ser bebida extremamente gelada. E há muita resistência em mudar isso. Mas também, por que mudar? A dica é: se você quer sentir melhor os aromas e sabores da sua cerveja, principalmente desses estilos novos que estão surgindo no mercado para os brasileiros, experimente em uma temperatura um pouco mais elevada do que o seu costume habitual. Você perceberá como o sabor de sua cerveja irá se realçar, e você terá um melhor proveito da sua bebida.

Lembrando que estamos falando das cervejas artesanais ou “gourmet” – aquela que nos oferecem uma rica experiência gastronômica, em termo de aromas e sabores.

Mas em que a temperatura influência? O fato é que quanto mais gelada estiver uma bebida ou uma comida, menos gosto você sente. E a ideia na degustação das cervejas artesanais é justamente apreciar o que ela tem para nos oferecer.

Para cada estilo temos uma referência de temperatura, que poderá ser um bom início para se começar uma degustação. Podendo ser extremamente gelada como as nossas Pilseners de sabor massificado (populares) até cervejas que devem ser aquecidas em banho-maria como as do estilo Glühbier (em alemão: Glüh = incandescente; Bier = cerveja).

Esses são apenas alguns comentários para acrescentar na sua degustação, o que vale mesmo é a sua experiência adaptada ao seu gosto pessoal!

E para você, qual é a temparatura ideal para degustar a sua cerveja?

Você respeita a temperatura de acordo com cada estilo? Ou você é adepto do “quanto mais gelada estiver, é assim que deve ser”?

Deixe sua opinião nos comentários!