Blumenau, há muito, é considerada a capital nacional da cerveja. Isso porque, como todos nós cervejeiros de plantão sabemos, em outubro, a cidade se transforma para promover a Oktoberfest, que no ano passado recebeu mais de 90 mil visitantes no último final de semana (segundo dados confidenciados a mim durante a festa por um dos anfitriões). Mas como outubro ainda está muito longe e verão e cerveja combinam muito bem, a prefeitura de Blumenau está promovendo, até o dia 14 de fevereiro, a Sommerfest – o Festival de Verão da cidade.

sommerfest blumenau

Dentro da programação do Festival, o destaque é, logicamente, para a Sommerbierfest. São Mini-Oktobers que acontecem todas as quintas-feiras a partir das 19h, no pavilhão 1 da Vila Germânica. Em 2007, o evento recebeu cerca de 30 mil pessoas em cinco noites de festa. Este ano, serão seis noites, sempre com um mini-desfile de abertura convidando a todos para irem ao pavilhão conhecer o que há de melhor na tradição alemã: boa música, boa comida e, principalmente, excelentes cervejas. A festa reúne bandas típicas, grupos de danças folclóricas, clubes de caça e tiro, Choppmotorrad (Motocicleta do Chope), além dos símbolos da Oktoberfest: Rainha e Princesas e Vovô e Vovó Chopão.

Nesta edição da Sommerbierfest, além do tradicional chopp da Brahma, os visitantes podem apreciar os produtos de seis micro-cervejarias de Blumenau e região: Eisenbahn, Bierland e Wunder Bier (Blumenau), Heimat (Indal), Das Bier (Gaspar) e Borck (Timbó).

A Sommerbierfest acontece nos dias 10, 17, 24 e 31 de janeiro e nos dias 7 e 14 de fevereiro. Os ingressos custam R$ 3,00 e R$ 1,00 (para quem vai vestido com trajes típicos) e crianças até 12 anos não pagam.