Se você ainda não ouvi falar de Session Beers, prepare-se!
Uma onda de cervejas com baixo teor alcóolico, bom equilíbrio entre malte e lúpulo e fáceis de serem bebidas está chegando. Elas estão cada vez mais fortes no mercado das cervejas especiais, tanto lá fora quanto no Brasil.


Se você ainda não ouvi falar de Session Beers, prepare-se!

Uma onda de cervejas com baixo teor alcóolico, bom equilíbrio entre malte e lúpulo e fáceis de serem bebidas está chegando. Elas estão cada vez mais fortes no mercado das cervejas especiais, tanto lá fora quanto no Brasil.

Alguns dizem que isso é modismo, outros dizem que é um alívio para a leva de cervejas extremas que tivemos nos últimos anos, e ainda tem quem fale que grande parte disso é um resgate histórico, principalmente de estilos ingleses para se beber em quantidade.

No entanto, o que importa mesmo é que as Session Beers já estão entre nós! Rs…

E não pense que elas deixam de ser saborosas por ter volume reduzido de álcool. São cervejas muito agradáveis e com personalidade, servindo a todos os tipos de paladar, desde os mais experientes e treinados até aqueles que estão chegando agora.

Nesse vídeo falei um pouco sobre o estilo e provei dois rótulos: Brewdog Dead Pony Club e Founders All Day IPA. Ambas muito boas por sinal.

Aproveitando gostaria de saber: qual é a sua Session Beer? Qual cerveja você acha leve para beber em quantidade?

Cervejas Degustadas

Founders-All-Day-IPA

Founders All Day IPA

Estilo: Session IPA
Teor Alc.: 4,7%
Origem: Grand Rapids – EUA

BrewDog-Dead-Pony-Club

BrewDog Dead Pony Club

Estilo: Session IPA
Teor Alc.: 3,8%
Origem: Ellon – Escócia

Verifique disponibilidade destas e outras cervejas numa loja Mestre-Cervejeiro.com.Conheça as nossas lojas: www.mestre-cervejeiro.com/lojas

13 Comments

  1. Thiago Teb Bianca

    Nunca tomei e nem conhecia o movimento, logo estarei provando e pesquisando mais sobre, por que realmente, são 2 ipas e meia hora de sono. Gostei muito da divulgação e da nova/velha proposta!
    Também nunca tomei apenas o mesmo estilo, normalmente começo com as mais suaves e vou aumentando o teor e armagor.
    Gostei muito da dica! Abraço Daniel, sucesso!

    1. Valeu Thiago, vale a pena as Sessions, como comentei acima, elas não ficam só restritas a Ipas e Apas, mas tem de outros estilos. Provei uma Wit Session Beer americana sensacional, tinha 3.75% de ABV.

      1. Thiago Teb Bianca

        Ah sim! Essa semana vou atras de algumas! Mas estou mais curioso com as IPAs! Ver os resultado de uma porcentagem tão abaixo do adquirido normalmente! As wits são demais da conta! Daniel, não vou te deixar em paz ainda… rss… Me indica uma strong scoth ale, fora a we have. Estava discutindo sexta, que pra mim é a melhor cerveja que já tomei, porém não conheço outra, e ae que me dei conta que nunca provei outra. rss

  2. Lucas Brasil Dib

    Fala Daniel,
    ainda não conheço esse estilo de cerveja Session Beers, mas vou provar com certeza e respondendo sua segunda pergunta, não vou pra tomar so um estilo não, gosto de provar várias, mas tenho meus preferidos, a APA, IPA, enfim…

    Abço

    1. a galera tem esse costume de provar várias ao invés de ficar numa só. Eu quando saio pra provar cervejas, também faço isso. E as vezes gosto de ficar numa só. Como foi nesse último fim de semana que peguei um Barril de 10L de Wensky Vienna Lager pra me acompanhar na piscina… rss abraço!

  3. Olá Daniel, tudo bem.
    Não conheço o estilo Session Beers, mas tenho curiosidade em conhecer.
    Como resido em Jaú (SP) não tenho muitas opções em cervejarias, portanto, tenho feito minhas degustações em minha casa mesmo. Gosto sim de compartilhar experiências.
    Abraço.

  4. A Founders é muito boa, como toda a linha, e o mesmo posso façar da Brew, apesar dos teores baixos o sabor e os aromas são muito bons. A 2 cabeças também está lançando uma, que me lembro no Brasil tem eles e a bode, mas essa nomenclatura ainda não está muito fixada, e as cervejas acabam com lembrar uma APA mais lupulada do que uma IPA enfraquecida, mas são deliciosas.

    1. A Tarantino também tem uma. Já provei algumas de cervejeiros de panela. E é legal lembrar que Session Beers não são somente de IPAs e APAs, podem ter de outros estilos também como Wit (já provei uma Wit Session Beer americana com 3,75%)

  5. Alexandre Salomao

    Caros Daniel e amigos cervejeiros.
    Experimentei a Founders session All Day IPA e realmente é uma cerveja mais “fácil” de tomar para quem ainda não desenvolveu o paladar para o amargor característico das IPAs.
    Tomei a session e também a Centennial IPA, da própria Founders, para poder avaliar com mais clareza a proposta de cada uma delas.
    Sugiro aos amigos esse roteiro (session IPA + IPA clássica) para que também possam avaliar com clareza a diferença de proposta dos fabricantes.
    Abraço e parabéns pelo site/vídeos.

    1. Oi Alexandre! tudo certo? Muito obrigado por compartilhar com a gente tuas experiências. Colocar cervejas lado a lado numa degustação é uma excelente prática. Ajudam a tirar as dúvida. E também na harmonização. Melhor coisa para entender é testar! valeu, abraços

  6. Bacana o vídeo, eu mesmo não conhecia este conceito, alem de apresentar a cerveja em si, ainda uma aulinha básica de historia do porque deste estilo de cerveja, muito bacana. minha cerveja costumeira tanto para beber e produzir é a red ale, porem o questionamento dos amigos “leigos” sempre é a questão alcoílica, a red, encaixaria legal neste conceito? forte abraço

    1. Marlon Rafael Soares de Lima

      Olá Fábio tudo bem?

      O estilo Red Ale normalmente tem baixo teor alcoólico porém não se encaixa no estilo Session Beer.

      Qualquer dúvida nos retorne.
      Grande abraço!

Post your comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.