Copo de cerveja não é tudo igual. Usar o copo certo pode aumentar a experiência na hora de degustar uma boa cerveja artesanal. Isto acontece porque o tamanho, o peso, a espessura de borda, a transparência e o formato do copo influenciam em diversos aspectos sensoriais, como formação de espuma, aroma e sabor.

Antigamente, os copos de vidros eram raros, sendo utilizadas canecas de cerâmica, argila, couro revestido e metais, podendo até serem de ouro. Somente na metade do século XIX o vidro se tornou comum na fabricação de copos. 

Existem mais de 40 tipos de copos e taças de cerveja e a indicação do copo apropriado varia de acordo com o estilo. De uma maneira geral, quanto mais leve e menos aromática é a cerveja, mais estreito é o copo; e quanto mais encorpada e aromática é a cerveja, o copo deve ser mais bojudo e largo.

Alguns modelos são considerados coringas, pois são muito versáteis e indicados para vários estilos. Sabemos que na hora de tomar uma cerveja artesanal o mais importante é degustar no seu copo preferido, mas recomendamos que você a tenha a experiência de degustar alguns estilos em seus copos ideais, percebendo o quanto suas principais características sensoriais são destacadas pelo desenho do copo.

Listamos alguns tipos de copos que são indicados para determinados estilos de cerveja artesanal. Confira:

  • LAGER

Indicado para Pilsen, American Lager e Light Lager.

Este copo é indicado para estilos com menos complexidade sensorial. Ele tem bocal estreito, que concentra os aromas, e o formato auxilia na estabilidade da espuma. A base do copo confere elegância, estabilidade e minimiza a transferência de calor.

Copo Lager
  • STANGE

Indicado para os estilos: Altbier, Kolsch e algumas Pilsens.

Este copo tem formato cilíndrico e reto, o que aumenta a velocidade de escoamento da bebida na boca, reduzindo a superfície de contato do líquido com a língua. Por esta razão, é indicado para cervejas menos complexas. Em alguns estilos, a função deste copo é ressaltar o amargor da cerveja.

Copo Stange
  • TULIPA

Indicado para Belgian Ales, Tripels e Lambics.

São considerados copos “coringa”, pois muito versáteis para o consumo. O corpo arredondado captura os aromas, a curvatura na parte superior auxilia na estabilidade da espuma, e sua borda voltada para fora se encaixa perfeitamente nos lábios.

Copo Tulipa
  • SNIFTER

Indicação: Imperial Stouts, Barley Wines, Belgian Strong Dark Ales e Doppelbocks.

A base larga deste copo permite a transferência de calor das mãos para a cerveja, auxiliando a volatilização dos aromas, e o estreitamento superior auxilia na captura dos aromas. Sua profundidade e borda curvada pra dentro torna-o ideal para o serviço de Strong Ales.

Copo Snifter
  • GOBLET

Indicado para os estilos: Dubbel, Tripel e Quadrupel.

Este copo tem formato semelhante a de um cálice. Ele é muito utilizado para cervejas belgas, principalmente Trapistas e de Abadia. Indicado para cervejas de alta intensidade aromática, por sua boca larga e corpo arredondado. Sua haste evita que o calor seja rapidamente transferido das mãos para a cerveja. 

Copo Goblet
  • FLUTE

Indicado para cervejas submetidas ao método de champenoise, rolhadas. Seu formato evita que a carbonatação se dissipe rapidamente e auxilia a visualização das borbulhas de gás carbônico subindo pelo líquido.

Copo Flute
  • WEIZEN

Indicado para os estilos: Weizenbier, Weinzenbock, Dunkel Weizen.

Ideal para cervejas de trigo alemãs. A boca larga favorece a percepção da intensidade aromática do estilo. O tamanho garante que o todo o conteúdo da garrafa seja servido de uma só vez, permitindo a homogeneização da bebida após a transferência do fermento que se deposita no fundo da garrafa para o copo. Sua altura permite a visualização das bolhas de gás carbônico que sobem pelo líquido.

Copo Weizen
  • PINT

Indicação: Stouts e demais Ales inglesas, IPAs no geral.

É um copo muito versátil, usado tradicionalmente nos pubs do Reino Unido. Pint na verdade é uma unidade de medida que corresponde a 568ml na Inglaterra e 473ml nos EUA. O estreitamento na parte inferior do copo serve para reduzir a transferência de calor das mãos para o líquido.

Copo Pint
  • MUG, STEIN OU CANECA

Indicado para os estilos: Helles, Marzen, Pilsen, Vienna Lager.

Clássico em festas alemãs, existem canecas suportam até 1 litro de cerveja. Uma das suas principais características são as paredes espessas, o que as tornam mais resistentes à quebra e auxiliam na manutenção da temperatura da cerveja; e a alça para segurar o copo, que reduz a transferência de calor deixando gelada por mais tempo.

MUG, Stein ou caneca
  • TEKU

O nome TeKu vem de uma fusão dos nomes dos seus criadores: Teo Musso, fundador e cervejeiro da italiana Baladin, e Lorenzo Dabove, mais conhecido como Kuaska, um dos maiores especialistas de cervejas e cervejarias belgas do mundo.

O objetivo na criação da TeKu era chegar a uma taça que poderia ser utilizada como “coringa” para a análise sensorial de todos os estilos de cervejas artesanais. O resultado final é um taça elegante e funcional, que realmente serve para qualquer momento e qualquer estilo.

Copo Teku

Dicas da Mestre-Cervejeiro.com:

– Para sentir todos os aromas de uma cerveja artesanal, utilize o copo na temperatura ambiente;

– Lave seus copos sempre à mão (não utilize máquina de lavar louça) e deixe secar naturalmente, sem contato com tecidos. O excesso de detergente pode influenciar na formação de espuma e acabar modificando o sabor da cerveja;

– Guarde o copo em lugar seco, sem virar de cabeça para baixo e abafar o ar dentro dele.

Nas lojas da Mestre-Cervejeiro.com você encontra uma grande variedade de copos e taças para degustar sua cerveja e até colecionar! Clique aqui e encontre a loja mais perto de você!