No Brasil, a comemoração tem início em outubro e a maior edição do evento fica em Blumenau.

As curiosidades mais inusitadas sobre a Oktoberfest, maior festa cervejeira do mundo, já vem de seu surgimento há mais de 200 anos em Munique, na Alemanha. A primeira Oktoberfest ocorreu em 1810 para celebrar o casamento do rei Luís I da Baviera com a princesa Tereza da Saxônia. A festa, tão bem recebida pelos milhares de participantes, passou a ser replicada anualmente, suas proporções aumentaram gradativamente e o evento ganhou a cada ano novas atrações — incluindo diversas opções de cerveja.

A cerveja, porém, só virou o principal símbolo da festa a partir de 1896, quando as cervejarias locais apoiaram a construção das grandes tendas onde até hoje a cerveja é servida. Hoje, a tradicional Oktoberfest é uma das maiores e mais importantes festas populares do mundo, sendo replicada em diversos países, não só no território alemão. Só a edição de Munique recebe todo ano cerca de 10 milhões de pessoas. A quantidade de litros de cerveja consumidos chega a aproximadamente sete milhões.

“No Brasil, as edições do evento começaram há 31 anos, em Blumenau. Logo na primeira edição, já atraiu metade da cidade e nos anos seguintes passou a receber turistas de outras regiões do país e de países vizinhos. Atualmente, o evento acontece em diversas cidades brasileiras, propagando a cultura alemã através de folclore, tradições, memória, música, dança, gastronomia típica, entre outras atrações”, afirma Daniel Wolff, sommelier de cervejas e diretor da rede Mestre-Cervejeiro.com.

festbier-oktoberfest-masskrug
Masskrug, caneco de 1 Litro típico da Oktoberfest

Carros-chefes do evento, rótulos artesanais produzidos de acordo com a tradição alemã e principalmente os do estilo Oktoberfest, lagers maltadas de produção sazonal e tradicionalmente servidas no Maßkrug – canecos de 1L, que apesar de não serem os únicos comercializados na festa simbolizam a sua essência, ganham ainda mais destaque nas vendas em lojas ou bares especializados entre setembro e outubro.

“Muitos cervejeiros que querem festejar, mas não necessariamente se interessam ou conseguem participar dos eventos oficiais, celebram em casa ou em locais que oferecem cervejas alemãs e atrações culturais com um grupo de amigos. Nas lojas Mestre-Cervejeiro.com, por exemplo, comemoramos a Oktoberfest oferecendo cervejas alemãs em condições especiais, chopp de estilos alemães, opções gastronômicas, decoração e música típica, além, de claro, uma extensa variedade de rótulos da escola cervejeira alemã. Neste ano estamos presentes com a festa em mais de 40 cidades por todo o país”, conclui Wolff.

Para os brasileiros que tiverem interesse nos eventos oficiais e quiserem aproveitar as opções aqui no Brasil, a maior edição nacional da Oktoberfest acontece em Blumenau, mas também há opções da festa em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e outras regiões.