Em sua 25ª edição da Oktoberfest de Blumenau, realizada durante 18 dias de festa, a festa contou com uma boa oferta de marcas e estilos de cervejas, além dos tradicionais desfiles, danças e comidas típicas

Em sua 25ª edição a Oktoberfest de Blumenau, realizada entre os dias 9 a 26 de outubro, no Parque Vila Germânica, na cidade de Blumenau, reuniu um público de mais de 590 mil pessoas.

Os milhares de visitantes puderam conferir durante os 18 dias de festa uma variedade de atrações. Comida, danças, desfiles, trajes e músicas típicas surpreenderam o público, evidenciando a riqueza da cultura e as tradições do povo blumenauense.

A organização do evento também investiu na diversidade de cervejas, tanto no formato chope como em garrafa. Os milhares de visitantes puderam provar o nacional, da Brahma, incluindo o Brahma Black, o chope produzido pelas cervejarias locais, como a Eisenbahn, a Bierland e a Wunder Bier, todas de Blumenau, além a Das Bier, de Gaspar, Zehn Bier, de Brusque e Schornstein, de Pomerode, além das cervejas em garrafa alemãs como Franziskaner, as belgas como Leffe e Hoegaarden, e da linha seleção da Eisenbahn. Diante desta variedade de opções, foram vendidos durante esta edição da Oktoberfest, mais de 292 mil litros de chope.

Com grande procura os serviços de táxis, mototáxis, vans permaneceram até o fim da festa, além dos 260 novos horários de ônibus aos sábados e domingos, durante a madrugada.

A preocupação em não misturar álcool e direção foi um dos objetivos da implantação do programa realizado este ano, Oktober Segura, que disponibilizou aos foliões testes com bafômetros descartáveis. Como também o benefício da Carona Segura, na qual um voluntário da Escola Pública de Trânsito conduz o carro do folião embriagado até em casa e um outro veículo segue o carro, para trazer de volta o voluntário.Grupos de amigos também fizeram rodízio para motorista, assim todos puderam aproveitar a festa com segurança na volta pra casa.

A festa terminou em grande estilo, com a etapa final do Concurso Nacional de Chope em Metro. O desafio dos participantes foi tomar os 600 mililitros de chope de uma tulipa em menor tempo possível. No último dia do evento foram premiados os mais rápidos bebedores da Oktoberfest 2008. Na categoria feminina, Shirley Lucas, de Blumenau, com o tempo de 16seg86 e na masculina o campeão foi, Charles Pereira, também de Blumenau, com a marca de 11seg47.

O Secretário de Turismo e presidente da Vila Germânica, Norberto Mette, tem boas expectativas para 2009 e concluiu que após o sucesso dessa edição o espaço físico da festa deverá ser ampliado.

A 25ª Oktoberfest mais uma vez teve uma ótima organização além de um grande número de público e uma boa oferta de cervejas.