Cerveja é a bebida nacional do Brasil, isso não tem como negar. Nós somos o terceiro maior produtor do mundo em volume e a cerveja está presente nos mais diversos momentos, das tardes preguiçosas de sábado até festas de casamento.

Quem aprecia cerveja já deve ter notado que os botecos da esquina estão dividindo espaço com novos bares e lojas especializadas que têm uma grande variedade de cervejas artesanais.

Mas o que é essa tal de Cerveja Artesanal?

o-que-e-cerveja-artesanal_prateleira
As lojas Mestre-Cervejeiro.com oferecem centenas de opções de cervejas artesanais, tanto nacionais como importadas.

O que é cerveja?

Antes de responder esta pergunta, vale explicar o que é cerveja.

Respondendo de forma simplificada: cerveja é uma bebida fermentada na qual o álcool é obtido pela fermentação de amido sacarificado, normalmente advindo do malte de grãos como cevada, trigo e centeio.

A cerveja é uma bebida muito antiga e que acompanha a humanidade desde as primeiras civilizações. Desde o seu surgimento na Suméria há mais de 8.000 anos atrás, vários povos continuaram produzindo cerveja, cada um do seu jeito, conforme os ingredientes e a tecnologia da época permitiam. Com o passar dos anos, isso foi dando origem a diversos tipos denominados tecnicamente de “estilos” diferentes de cerveja, que nos acompanham até hoje.

Só que um destes estilos de cerveja, criado na República Tcheca, caiu no gosto do povo e suas variações vieram a dominar o mundo. Em 1842, na cidade de Plzeň, surgia a famosa cerveja Pilsner. E uma das adaptações deste estilo desenvolvida no pós-guerra, a American Lager, veio a representar mais de 90% do consumo mundial de cerveja.

Cerveja Artesanal, Especial, Premium ou Gourmet

American Lager é o nome técnico daquelas cervejas de sabor massificado que no Brasil se chama de “tipo Pilsen”. Elas têm cor amarelo-palha, com aromas tímidos de malte e quase nada de aroma e amargor dos lúpulos. São cervejas muito fáceis de beber e baratas de se produzir, dois fatores fundamentais para a sua popularização e eventual domínio do mercado cervejeiro mundial, reduzindo as cervejas tradicionais produtos carregados de história e de enorme variedade sensorial em uma bebida meio sem graça, para se beber em quantidade e sem muita atenção.

Mas as dezenas de outros estilos de cerveja continuaram vivos e, especialmente a partir dos anos 1970 nos EUA e mais recentemente aqui no Brasil, estão voltando aos copos e taças dos consumidores.

o-que-e-cerveja-artesanal_tacas

São estas cervejas que se convencionou chamar de “cervejas artesanais”, também chamadas de “especiais”, “premium” ou “gourmet”. São cervejas produzidas com foco na variedade de cores, aromas e gostos, utilizando técnicas e receitas tradicionais. São produtos gastronômicos, que harmonizam com os mais diversos pratos, assim como o vinho e outras bebidas. Quase sempre são produzidas em pequenas quantidades, por empresas familiares, que atendem principalmente a região onde estão inseridas, fortalecendo a economia local e gerando empregos.

E quanto ao consumo em quantidade? Alguns podem pensar que, pelo fato de muitas das cervejas artesanais terem teor alcoólico mais elevado que as cervejas massificadas (mas isso não é uma regra!), o abuso de álcool seja ainda maior. Mas o contrário acontece. Como estamos falando de um produto gastronômico, com intensidade e complexidade sensorial, bebe-se com mais atenção e em menor quantidade. As próprias cervejarias, bares e lojas especializadas promovem o lema “Beba menos, beba melhor”. E ainda existem diversas cervejas artesanais com baixo teor alcoólico, como as Berliner Weisse e Session Beers.

Cerveja… e só!

O termo “cerveja artesanal” surgiu apenas para diferenciá-las das “tipo Pilsen” massificadas, que aqui chamamos pelo nome técnico de American Lager, mas na prática é tudo cerveja.

Cada estilo tem o seu lugar de acordo com os momentos e preferências de cada um, inclusive as American Lager – por que não? Existem diversas opções de excelente qualidade neste estilo, que vão muito bem em dias de calor.

O que importa é se a cerveja é boa e se você gosta dela. E quer você saiba exatamente o que deseja, quer esteja buscando novos sabores, você encontrará a cerveja perfeita nas lojas Mestre-Cervejeiro.com

A única regra para você apreciar as cervejas artesanais é: beba a que você gosta e que estiver com vontade de beber.

Um brinde e seja bem-vindo ao maravilhoso universo das cervejas artesanais! 


8 Comments

  1. Prezado Pedro, boa tarde.
    Parabéns pela empresa e pelo detalhamento de informações constantes do site.
    Gostaria de saber se a Mestre-Cervejeiro.com adquire marcas de cervejas provenientes do segmento da agricultura familiar. Obrigada!

    1. Olá Maria Antônia, obrigado por nos acompanhar!

      Trabalhamos com vários tipos de produtos em nossas lojas, então depende do que se trata. O ideal seria você entrar em contato com o nosso departamento de compras mandando um e-mail para compras@mestre-cervejeiro.com com uma apresentação dos seus produtos.

      Obrigado!

Post your comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.