Mesmo com as restrições dos últimos anos, número de cervejarias cresce e mostra força do segmento no Brasil. Confira os dadas atuais do mercado de cerveja!

Terceiro maior produtor, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, o Brasil é uma potência mundial em se tratando de cerveja. Já conta com 1.549 cervejarias com fabricação própria, conforme o mais recente levantamento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com dados de 2021, portanto ainda sob o desafiador contexto da pandemia. Para se ter uma ideia, 10 anos antes, o número de fabricantes era 129. O salto foi de 12 vezes em uma década. 

Números do Mercado de Cervejas no Brasil

Os números atuais do mercado de cerveja

O levantamento, que engloba tanto as marcas “mainstream” quanto as artesanais, mostra o tamanho de uma indústria que energiza todos os outros setores. No agronegócio, por exemplo, é crescente o desenvolvimento de insumos nacionais, em especial o lúpulo, que até pouco tempo atrás era tido como inviável em solo brasileiro. O comércio tem ganho diversidade com a multiplicação de marcas. Os serviços se qualificam, com a formação de mais profissionais e estruturas para atender essa legião de consumidores cada vez mais interessada em provar cervejas diferentes. A Mestre-Cervejeiro.com, que nasceu ainda antes desse boom do mercado, acompanha esse ciclo, primeiro como fonte de orientação e depois como uma rede que cobre o país com seis dezenas de franquias.

Os números de cervejarias no Brasil por estado.

A expansão é em todo o Brasil. Particularmente alguns Estados, entre o Sudeste e o Sul, lideram em número de cervejarias. O primeiro, com mais registros de cervejarias, é São Paulo, com 340. Depois vêm Rio Grande do Sul (285), Santa Catarina (195), Minas Gerais (189), Paraná (158), Rio de Janeiro (105) e Espírito Santo (57). O Centro-Oeste e o Nordeste passam por uma expansão do número de fabricantes. Em Goiás, já são 35. Na Bahia, 27. No Rio Grande do Norte, 19. Dos 5,5 mil municípios brasileiros, 672 têm pelo menos uma cervejaria.

Quantos litros de cerveja são produzidos por ano?

As 1.549 fabricantes produziram 14,2 bilhões de litros de cerveja em 2021. Trata-se de um mercado que movimenta mais de R$ 77 bilhões por ano. O domínio das chamadas mainstream – as cervejas comuns das grandes cervejarias – ainda supera os 95%, mas o nicho das artesanais, super premium e importadas, que hoje está entre 3% e 4%, cresce exponencialmente. É uma fatia hoje de R$ 2,3 bilhões. 

Esses números, considerando toda a cadeia, do campo ao copo, significam 2 milhões de empregos diretos. 

De quais países o Brasil mais importa cerveja?

A cerveja produzida no Brasil domina o consumo. Mas, em se falando de importadas, de onde elas vêm? Em primeiro lugar, da Bélgica. A escola belga mantém alta reputação com o consumidor brasileiro. Depois, no ranking de importação vêm Estados Unidos e Alemanha. Países da América do Sul aparecem em 4º lugar (Uruguai) e em 5º (Peru), seguidos por europeus (Espanha e Irlanda). Paraguai é a 8ª origem, e Reino Unido e Dinamarca completam os Top 10.

Vale a pena entrar nesse mercado?

A cultura da cerveja é muito rica, e os números do mercado são muito empolgantes. Esse é um mercado que vem crescendo e se profissionalizando. Vale a pena entrar sim, mas não resta espaço para quem quer apenas se aventurar. Nós acompanhamos o surgimento das artesanais, fomos protagonistas desde o início, e queremos cada vez mais ajudar quem quer empreender em um mercado tão grande e ainda em crescimento como este. Entregando know-how e os atalhos para ser mais assertivos e a cada dia levar a cerveja para todos em todos os cantos do Brasil. 

 

Clique aqui e baixe as informações do mercado cervejeiro no Brasil

About Daniel Wolff

Daniel Wolff, sommelier de cervejas e tecnólogo cervejeiro, começou a produzir conteúdo sobre cervejas e a promover a cultura cervejeira em 2004, pelo site Mestre-Cervejeiro.com. De lá para cá, conduziu inúmeras aulas, treinamentos, e mais de 100 workshops sobre cerveja. Participou de mais de 50 concursos cervejeiros no Brasil, América do Sul, Europa e Estados Unidos. É jurado de concursos como World Beer Cup, Great American Beer Festival, Brussels Beer Challenge e Concurso Brasileiro da Cerveja. Levou as cervejas artesanais para as cinco regiões do país, em 22 estados e Distrito Federal, pelas franquias da rede Mestre-Cervejeiro.com - a qual é fundador, e hoje tem mais de 60 unidades. Em 2016 foi “Cavaleiro da Cerveja Belga”, pela Associação de Cervejeiros Belgas em Bruxelas, e em 2018, premiado como Personalidade da Cerveja pela revista Prazeres da Mesa em São Paulo. Recentemente lançou um curso online sobre cervejas, acessível a todos, chamado “Cerveja Sem Mistério”.