Lei da Pureza e Ayinger Celebrator – Episódio 167
No dia 23 de abril de 2016 a Lei da Pureza Alemã completa 500 anos. Conheça neste vídeo uma excelente cerveja alemã, a Ayinger Celebrator Doppelbock!
500 Anos da Lei da Pureza Alemã!
Pessoal, neste 23 de abril a Lei de Pureza Alemã, a Reinheitsgebot, faz 500 anos. Criada pelo duque Guilherme da Baviera, esta é considerada a primeira lei em defesa do consumidor. E ela diz que uma cerveja só deve conter os 4 ingredientes, malte de cevada ou malte de trigo, lúpulo, água e levedura. Quando foi criada originalmente em 23 de abril de 1516 ela citava apenas cevada, lúpulo e água. Naquela época não se sabia direto sobre a levedura, descoberta no século XIX por Louis Pasteur, e somente depois foi acrescida a possibilidade também do malte de trigo.
Muitos falam que ela foi feita para ser uma maneira de cobrar impostos da cerveja, já que era feita com base na cevada e no lúpulo. Mas oficialmente a razão oficial dela existir foi pra garantir a “pureza” das cervejas, certificando o consumidor que elas não continham outros ingredientes além daqueles previstos na lei.
Bom, se ela foi benéfica pra cerveja na Alemanha ou não, e também qual é visão dos cervejeiros sobre ela, comento neste vídeo.
Aproveito também pra provar uma excelente cerveja da Alemanha, a Ayinger Celebrator, uma Doppelbock de primeira.
Assista e diga o que você acha da Lei de Pureza Alemã. Ela é importante ou não? Participe!
Conheça as lojas da rede: www.mestre-cervejeiro.com/lojas
Cervejas Degustadas
Verifique disponibilidade destas e outras cervejas numa loja Mestre-Cervejeiro.com. Conheça as nossas lojas: www.mestre-cervejeiro.com/lojas
Ola Daniel!
Parabens pelo site! Curto muito as avalicoes que voce faz!
Estou comecando a estudar sobre producao artesanal e notei que utiliza-se acucar no envase para uma segunda fermentacao e dar gas a cerveja. Como as cervejas que seguem a lei de pureza fazem para carbonatar, ja que nao se pode utilizar acucar? O envase eh feito antes do termino da fermentacao?
Que curso eh esse que voce menciona no video?
Obrigado
Paolo, obrigado pela ótima pergunta!
Realmente qualquer adição de açúcar ou mesmo injeção de CO₂ na cerveja a princípio fere a Lei da Pureza Alemã. Existem três formas que os cervejeiros alemães desenvolveram para compensar esta limitação:
– Krausening: Esta é a técnica mais simples, que pode inclusive ser facilmente feita produções caseiras. Consiste na aplicação do mosto (gyle / speise) ou da cerveja que está nos estágios iniciais de fermentação (kräusen, daí o nome), ao invés de açúcar, para o priming. Assim as leveduras terminam de carbonatar a cerveja na garrafa usando os açúcares fermentáveis dos maltes. Esta técnica necessita de muito cuidado com os cálculos, mais complexos do que com açúcar, para evitar o aumento excessivo de pressão dentro da garrafa.
– Outra técnica, empregada pelas grandes cervejarias alemãs, consiste em captar o excesso de CO₂ produzido durante a fermentação primária e então reinjetá-lo na cerveja ao envasar.
– Existe ainda a possibilidade de selar o tanque durante a maturação, fazendo com que qualquer produção residual de CO₂ após a fermentação primária seja completamente absorvida pela cerveja.
Sobre o curso, na verdade foi mencionado o Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cerveja, promovido pelo Instituto da Cerveja Brasil e cuja terceira edição aconteceu em abril deste ano. Eles promovem muitos cursos cervejeiros que vale a pena conhecer.
Obrigado pela contribuição, bons estudos!