No dia 23 de abril de 2016 a Lei da Pureza Alemã completa 500 anos. Conheça neste vídeo uma excelente cerveja alemã, a Ayinger Celebrator Doppelbock!

500 Anos da Lei da Pureza Alemã!

Pessoal, neste 23 de abril a Lei de Pureza Alemã, a Reinheitsgebot, faz 500 anos. Criada pelo duque Guilherme da Baviera, esta é considerada a primeira lei em defesa do consumidor. E ela diz que uma cerveja só deve conter os 4 ingredientes, malte de cevada ou malte de trigo, lúpulo, água e levedura. Quando foi criada originalmente em 23 de abril de 1516 ela citava apenas cevada, lúpulo e água. Naquela época não se sabia direto sobre a levedura, descoberta no século XIX por Louis Pasteur, e somente depois foi acrescida a possibilidade também do malte de trigo.

Muitos falam que ela foi feita para ser uma maneira de cobrar impostos da cerveja, já que era feita com base na cevada e no lúpulo. Mas oficialmente a razão oficial dela existir foi pra garantir a “pureza” das cervejas, certificando o consumidor que elas não continham outros ingredientes além daqueles previstos na lei.

Bom, se ela foi benéfica pra cerveja na Alemanha ou não, e também qual é visão dos cervejeiros sobre ela, comento neste vídeo.

Aproveito também pra provar uma excelente cerveja da Alemanha, a Ayinger Celebrator, uma Doppelbock de primeira.

Assista e diga o que você acha da Lei de Pureza Alemã. Ela é importante ou não? Participe!


 

Conheça as lojas da rede: www.mestre-cervejeiro.com/lojas
 


Cervejas Degustadas

Lei-da-Pureza_Ayinger-Celebrator

Ayinger Celebrator

Estilo: Doppelbock
Teor Alc.: 6,7%
Origem: Aying – Alemanha

Verifique disponibilidade destas e outras cervejas numa loja Mestre-Cervejeiro.com. Conheça as nossas lojas: www.mestre-cervejeiro.com/lojas