Similar Posts

44 Comments

  1. Legal Daniel! Chocolate branco com fruit beer (principalmente cereja ou frutas vemelhas) fica fantastico mesmo! Sugiro pra quem for tentar essas harmonizações provarem também com sobremesas de chocolate, como mousses ou tortas. Por causa da consistência, a harmonização é mais efetiva do que com o chocolate em barra. Experimentem!
    Abraços!

  2. Fala, Xará!

    A harmonização com a Baden Baden eu já fiz. Inclusive, foi indicação tua.

    E concordo plenamente: cerveja combina muito com chocolate!

    Ainda ontem, “harmonizei” a Wäls Petroleum com brigadeiro. Ficou show.

    Abraço!

    PS: Estarás no Festival da Cerveja?

      1. Achei muito bom sim o Festival. Tomei muita cerveja boa. Muita mesmo. E fiz algumas compras, claro!

        Que 2014 seja ainda melhor!

        Abraço!

  3. Ano passado eu fiz uma harmonização de Wäls Petroleum e Backer 3 Lobos Bravo com fondue de chocolate (chocolate meio amargo + baileys) e diversas frutas, como banana, morango, uva e ameixa. Ficou muito bom!

    Abraço, Wolff!

  4. Parabéns Daniel! Muito bons os teus vídeos. Se possível, queria que tu me recomendasse algo para harmonizar com Meantime London Porter, Meantime Chocolate Porter e Bierbaum Dunkel. Grande Abraço.

    1. Olá Renan, tudo certo? vamos lá:
      – Meantime London Porter: chocolate amargo ou meio-amargo
      – Meantime Chocolate Porter: aqui eu não colocaria com chocolate, as cervejas que levam chocolates como essa da Meantime ou da Young’s ficam enjoativas colocando com chocolates. Elas ficam melhores por exemplo com sobremosas como banana caramelizada.
      – Bierbaum Dunkel: chocolate ao leite.
      valeu, grande abraço

        1. Eu sempre fiz deixando o chocolate derreter na boca e depois a cerveja, mas nunca pensei em “jogar” o chocolate dentro do copo. Entendi certo? É assim que você mistura??

  5. É um pouco complicado de encontrar no Brasil. Mas harmonizar Ola Dubh 18yr com Lindt 90% cacau é a coisa mais impressionante para o paladar na minha opiniao 😉

  6. Já experimentei um Lindt 70% com uma Old Rasputin Russian Imperial Stout e ficou fenomenal.

    Acho que as Stouts e as “RIS” são mais difíceis de harmonizar com chocolates muito doces, como os brancos e ao leite… Em compensação funcionam muito bem com chocolates amargos ou meio amargos.

    Uma harmonização interessante é colocar uma Golden Strong Ale, com chocolate branco.

    1. Olá Maira, vamos lá, para cervejas escuras mais potentes como a Harviestoun OEO ficaria com chocolates Amargos e Meio Amargos já para Porter mais elegantes como a da Fuller’s ficaria com Meio Amargos e Ao Leite. Obrigado pelo comentário, abs

  7. Provei há pouco tempo uma Bear Beer Extra Stong com o chocolate amargo da Kopenhagen e achei que ficou muito bom.

    Só uma pergunta Daniel: é possível encontrar a Mort Subite Kriek aqui em São Paulo? Pois nunca a vi nas importadoras e empórios que frequento por aqui.

    Abraço!

  8. Daniel, boa tarde! Sei que o assunto aqui é sobre harmonização, mas queria tirar uma dúvida relacionada e típica de que está inciando neste mundo cervejeiro. O que diferencia uma Porter de uma Stout? Já vi a Demoiselle classificada como Porter, procede? Grande abraço!

    1. Obrigado Marcio, procure por cervejas que tenham malte torrado, se não estou enganado a 1906 é uma viena lager – essas já são mais difíceis para harmonizar com chocolates! abraços

  9. Eu e minha namorada acabamos de harmonizar a Colorado Demoiselle com um chocolate suíço 60% cacau e ficou ótimo!

    Parabéns pelo site!

  10. Olá Daniel,

    Primeira vez por aqui, já havia falado contigo por e-mail a respeito das viagens. Harmonizei uma Colorado Demoiselle com torta de chocolate e café. Boa combinação.

    1. Salve Bruno!!! muito legal, uma harmonização simples, acessível – muita gente acha que harmonizações desse tipos já coisas de outro muito e caras – e que causa um impacto muito bom! abraços amigo.

    1. Olá Jefferson, tudo bem? Recomendo que a Deus você não espere muito, procure consumir o quanto antes que você irá aproveitá-la melhor. Já a Gouden Carolus Cuvee van der Keizer, essa tem agüenta uma guarda, tem que ver a data de fabricação dela, mas se ela vencer mesmo depois de 2-3 anos estará ótima (ou melhor!). Grande abraço!

  11. Wals Petrolium com chocolate 85% Cacau ficou muito bom;

    Backer Brown com donuts;

    Hook Norton Old Hooky com bolo de chocolate.

    Todos eles os sabores se entrelaçaram…

  12. Salve Daniel, sou frequentador assíduo do mestre cervejeiro.com e estou aprendendo as nuances de cada cerveja com as tuas dicas. Venho aqui para te fazer uma pergunta de cunho mais geral mas que está afetando minhas opções de compra de cerveja reduzindo-as. Moro em Criciúma – SC terra da cervejaria Saint Bier que fica aqui muito perto em Forquilhinha e gostaria de saber se cervejas que pegam sol tem seu gosto afetado. Pergunto por que tem uma grande rede de supermercados aqui em cujas prateleiras mais altas o sol pega durante uma parte do dia, isso não alteraria o gosto da cerveja? Penso que algo que vem uma garrafa escura deve ter um por que.

    Desde já te agradeço a atenção e se quiser mando a linha completa da Saint Bier (www.saintbier.com).

    Grande abraço

    1. Salve Roger, tudo bem?
      Sim, um dos grandes inimigos das cervejas é a luz. E no caso de ficar exposta diretamente a luz solar e ao calor vai prejudicar ainda mais as cervejas. Um dos defeitos que irá ocorrer é a oxidação pela luz, off-flavor conhecido por Lightstruck (ou Skunk). Esse off-flavor em alguns estilos, e em quantidade adequadas ao estilo, pode ser um mérito, como no caso das cervejas de garrafas verdes do estilo Pilsen, mas em outros estilos e em quantidades elevadas é um defeito grave. Pode-se levantar a questão das garrafas cristal (transparentes), nesse caso o lúpulo foi tratado para não reagir com a oxidação por luz, mas mesmo assim a exposição direta a luz solar não é favorável. Evite essas cervejas, pois sem dúvidas estão comprometidas.
      Opa, me mande um email pelo link contato aqui do site, aceito sim as cervejas! Grande abraço

  13. Olá Daniel! Sensacional o vídeo! Eu já experimentei a Stout da Bierland com bolo de chocolate 70% cacau, o que na verdade fica muito próximo da combinação que vc fez com a Baden Baden! Excelente!
    O que eu trago de diferente é que a o chocolate meio amargo se dá muito bem com as lambics também! A Kriek Boon e toda a sua acidez formam uma floresta negra com chocolates amargos, vale a pena conferir! Cheers!

  14. Bom dia Daniel!
    cara um dia tva babado.. e com fome.. comprei no posto bolacha negresco a classica mesmo + heineken,.. e ficou mto bom.. mesclou o doce com o amargor da lager, e tambem comi bis branco com uma weiss ficou show tambem.. abrass!

  15. Bom dia, Daniel.
    Uma pergunta fora do assunto.
    Tem alguma previsão de continuar com a série de matérias sobre como fazer cerveja caseira? Estava acompanhando e pretendia seguir o conteúdo para tentar algo aqui em casa.

    Abraços e continue com o bom trabalho.

    1. Salve Anderson, o Tiago Silva que escrevi para o site não está mais colaborando com a gente. Uma pena a gente também estava gostando dos posts dele. Vamos ver se conseguimos um novo colaborador. grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *