Desde o final do mês de março de 2020, quando iniciou o isolamento por conta da COVID-19, o Coronavírus, a Mestre-Cervejeiro.com lançou uma série de lives que intitulou de Happy Hour Virtual. Mediado por Daniel Wolff, CEO e fundador da Mestre-Cervejeiro.com, os encontros virtuais abordam diversos temas, desde o estilo e degustação de cervejas até análises sobre o mercado cervejeiro neste momento de pandemia, sempre com um convidado especial acompanhado de uma boa cerveja artesanal.  

Ajude os pequenos negócios optando por produtos locais

Um dos temas abordados em um desses encontros foi sobre o apoio ao negócio local, um dos mais atingidos pela crise na saúde por conta do fechamento do comércio. O bate-papo entre o fundador da Mestre-Cervejeiro.com e Carlo Lapolli, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), discutiu as ações atuais da entidade para apoiar o pequeno produtor de cerveja artesanal.

Com seis anos de existência, a Abracerva sempre esteve em causas importantes na cena cervejeira brasileira. Uma das grandes conquistas da entidade foi incluir as microcervejarias no sistema tributário Simples Nacional, viabilizando diversos negócios cervejeiros. “Vimos uma explosão de cervejarias e estamos chegando a 1.209. Praticamente, quase triplicou. Agora, o momento é de reestruturar o modelo de negócio. Qualquer empresário está quebrando a cabeça para minimizar o prejuízo atual”, afirma Carlo Lapolli, presidente da Abracerva.

Selo de Cervejaria Independente Brasileira da Abracerva

A entidade defende cervejarias independentes, pode se associar empresas que produzam no máximo 500 mil litros de cerveja por mês, e que não façam parte de grandes grupos. “Temos um selo de cerveja independente como forma do consumidor identificar”, cita o presidente da Abracerva, que também afirma que o consumidor deve sempre optar por produtos locais e que a entidade já está buscando alternativas para ajudar o pequeno negócio.

Com a pandemia, a Abracerva solicitou 16 medidas para os órgãos públicos. Entre os principais pedidos estão a redução de taxas para a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), medidas trabalhistas, parcialmente atendidas com os incentivos do Governo, e de reforma tributária, que no momento está sem movimentação. Lapolli também citou a atuação da entidade na Câmera Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja em Brasília (DF), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com foco de analisar o setor, colaborar com a criação de políticas públicas e assessorar o Governo Federal em temas relacionados ao segmento cervejeiro. “Estamos trabalhando com um time técnico que vai ajudar as cervejarias a elevar o padrão de segurança alimentar e estamos tentando na Anvisa a liberação para fazer álcool em gel nas cervejarias”, complementa.

Brasil precisa explorar seus diferenciais

Falando um pouco sobre o processo de criação do Catharina Sour, estilo original do Brasil, o presidente da Abracerva, Carlo Lapolli, acredita que o estilo democratizou as cervejas ácidas. O Brasil tem ingredientes únicos com potencial de exploração gigante na produção de cervejas, como frutas, sementes e madeiras. Esses ingredientes podem ser o grande passo para criarmos uma identidade para as cervejas brasileiras. “Pode ser um trampolim para exportar a cerveja brasileira. As madeiras e as frutas são maneiras singulares que podem levar a cerveja brasileira para o mundo”.

“Quando um juiz estrangeiro descobre estes aromas, tanto de frutas como de sementes, é muito enriquecedor, pois eles não estão acostumados e isso traz o holofote do mundo para a cena cervejeira brasileira”, complementa Daniel Wolff, da Mestre-Cervejeiro.com.

Lives sobre o universo das cervejas artesanais 

Acompanhe o Happy Hour Virtual da Mestre-Cervejeiro.com, pelo perfil do Instagram @mestrecervejeiro. A cada semana é programada uma agenda de lives e publicada em suas redes sociais.

Para assistir a live completa sobre o apoio às pequenas cervejarias com a participação de Carlo Lapolli, presidente da Abracerva, clique aqui.

Peça sua cerveja pelo delivery

Nós sabemos que o isolamento vai passar e durante este período de quarentena, apoie o negócio local. As lojas da Mestre-Cervejeiro.com estão entregando pelo delivery, no conforto do seu lar. Consulte aqui a unidade mais próxima.

Juntos somos mais fortes.