Conheça Hans-Peter Drexler, mestre cervejeiro da Schneider Weisse há mais de 30 anos e responsável por inovar dentro dos limites da Reinheitsgebot e do conservador mercado alemão.

Hans-Peter-Drexler-Schneider-Weisse
Mestre cervejeiro da Schneider Weisse há mais de 30 anos, seu trabalho é um grande exemplo de criatividade dentro de limites. A Schneider Weisse, hoje liderada por Georg Schneider VI, 6ª geração da família, produz exclusivamente cervejas de trigo sob a Lei de Pureza Alemã. O que não quer dizer que não é possível produzir excelentes cervejas com os mais variados perfis sensoriais! Segundo Drexler, como os consumidores alemães são muito conservadores, o grande desafio é justamente inovar dentro destas condições – o que ele faz com incomparável maestria.

Drexler foi o responsável não só por continuar produzindo as tradicionais cervejas de trigo da Schneider Weisse, como também expandir a linha: ele assina as receitas da Tap 4, uma Hefeweizen feita com insumos orgânicos; da Tap 5, uma Hop Weiss criada junto com Garrett Oliver, da Brooklyn; da Aventinus Eisbock, uma Weizenbock superconcentrada, com 12% de teor alcoólico; da Tap X Mein Barrique, blend da Tap 6 com a Eisbock envelhecido em diferentes barris; e das diferentes Tap X especiais lançadas anualmente.

Confira abaixo algumas sugestões de cervejas feitas por Hans-Peter Drexler harmonizadas com pratos da culinária alemã.

Sugestão de cervejas da Schneider Weisse:

Schneider-Weisse-Tap-7

Schneider Weisse Tap 7 Unser Original

Origem: Kelheim – Alemanha
Teor Alc.: 5,4%
Estilo: Hefeweizen

Esta cerveja é o carro-chefe da cervejaria. Coloração amarelo alaranjada turva, e boa formação de espuma cremosa. Apresenta os aromas de banana e, em maior intensidade, cravo, característicos do estilo. Na boca estes gostos também estão presentes, com amargor quase imperceptível.

Harmonização: Weisswurst com mostarda doce e Pretzel, compondo junto com a cerveja o tradicional café-da-manhã dos camponeses da Baviera.


Schneider-Weisse-Tap-5

Schneider Weisse Tap 5 Meine Hopfenweisse

Origem: Kelheim – Alemanha
Teor Alc.: 8,2%
Estilo: Hop Weiss

A Tap 5 é uma versão mais lupulada de cerveja de trigo, feita por Hans-Peter Drexler colaborativamente com o Garrett Oliver, da Brooklyn. Além dos aromas de banana e cravo que se espera em uma Hefeweizen, percebe-se intensos aromas cítricos de lúpulos americanos. Esta mesma carga de lúpulo traz sabores de lúpulos cítricos e amargor médio-alto.

Harmonização: Marreco recheado, com purê de maçã e repolho roxo.


Schneider-Weisse-Tap-X

Schneider Weisse Tap X Mein Aventinus Barrique

Origem: Kelheim – Alemanha
Teor Alc.: 9,5%
Estilo: Weizenbock maturada em barril

Talvez a cerveja mais inusitada da Schneider Weisse, a Tap X é uma mistura da Tap 6 maturada em um barril com a Aventinus Eisbock maturada em outro barril, e este blend então maturado em um terceiro barril. De coloração marrom avermelhada, levemente turva, e com baixa formação de espuma devido à maturação em barris, apresenta aromas complexos remetendo a frutas vermelhas, vinho tinto, madeira, Brettanomyces, baunilha… E na boca todos estes sabores juntos, com baixo amargor e perceptível acidez. Uma cerveja incrível!

Harmonização: Apfelstrudel com sorvete de creme


Schneider-Weisse-Aventinus-Eisbock

Schneider Weisse Aventinus Eisbock

Origem: Kelheim – Alemanha
Teor Alc.: 12%
Estilo: Eisbock

Diz-se que o estilo Eisbock surgiu a partir de um erro de produção, na qual uma Weizenbock congelou antes de ser fermentada, de modo que a água que congelou foi retirada e o resultado foi um mosto superconcentrado. Isto permitiu que se atingisse um teor alcoólico bastante elevado, mantendo o perfil sensorial de uma Weizenbock comum, porém com maior intensidade. Assim é a Aventinus Eisbock: coloração marrom escura com reflexos rubi, aromas intensos de frutas secas, e perfil licoroso. Muito intensa e saborosa, perfeita para tomar no inverno.

Harmonização: Esta vale a pena tomar sozinha, principalmente após a refeição, como digestivo.


Ficou com sede? Então passe na loja Mestre-Cervejeiro.com mais próxima e brinde com a sua Schneider Weisse favorita. Prost!


Conheça os outros grandes mestres cervejeiros da série: