Imagine tomar um chope artesanal fresquinho, no conforto da sua própria casa. Um não, alguns chopes diferentes, pra dividir com os amigos.

Talvez você pense que para isso é só para ocasiões especiais, afinal é preciso encomendar os barris na cervejaria ou ligar para um disk-chope, alugar a chopeira, carregar cilindro de CO₂ pra lá e pra cá… E se não consumir o barril todo? E se o equipamento não estiver regulado?

Ou então você pode pensar que isso é só para quem tem condições de ter uma chopeira em casa – o que também envolve algum planejamento, custo e vários cuidados para usá-la e mantê-la funcionando sem problemas.

Mas lhe garanto que tem um jeito melhor. Nos últimos anos tem surgido uma nova forma de se consumir cerveja na pressão de forma muito mais prática, econômica, sustentável, e o melhor: onde você quiser!

Já ouviu falar em Growler?

growlers-mestre-cervejeiro

Antes de qualquer coisa, vamos tirar a primeira dúvida que deve estar passando pela sua cabeça: como se pronuncia isso?!

Você vai ouvir essa palavra de tudo quanto é jeito, mas a pronúncia correta é “gráuler”.

Agora que você já sabe como chamar, vamos entender do que se trata. Growlers são garrafões retornáveis geralmente feitos de cerâmica, vidro ou inox, com tampas de pressão ou rosqueáveis, e que permitem ao consumidor transportar o chope fresco para onde quiser, evitando que se percam qualidades importantes da bebida como carbonatação, frescor, aroma e sabor.

Os growlers vêm em capacidades que variam de meio a cinco Litros, mas os de um e dois Litros são os mais comuns. Dentro desses garrafões, sua cerveja se mantém própria para consumo por, aproximadamente, uma semana – desde que enchidos e armazenados corretamente. Após aberto, é recomendável que o consumo seja imediato.

Eles são muito comuns em países europeus e também nos Estados Unidos, nas regiões em que já está enraizada a Cultura da Cerveja como um todo e, em especial, a cultura do “Beba Local”. ​​​No Brasil, ainda são poucos os locais que os vendem e abastecem esses garrafões – embora esses pontos estejam crescendo gradativamente, inclusive com alguns especializados em growlers.

 

growlers-mestre-cervejeiro_gabrielle-thami-demozzi

Esses conceitos do Beba Local e da utilização dos growlers são cada vez mais fortes no mundo todo e, no Brasil, estamos tomando cada vez mais consciência dos benefícios dessas práticas. Claro que conhecer cervejas novas, importadas de diversos países – envasadas em garrafas e latas com rótulos e modelos que enchem os olhos -, também é uma delícia e uma experiência muito rica, mas, ao valorizar também o consumo de bebidas produzidas na região onde ela é comercializada, retirando da fonte ou em pontos de vendas próximos, consegue-se um produto muito mais fresco e com as características originais bem menos impactadas.

– Gabi Demozzi, sommelière de cervejas da rede Mestre-Cervejeiro.com

 

Em termos ecológicos e econômicos, essas práticas também são bastante atrativas. Como as vendas são por litro, é possível chegar a um preço mais atraente para o consumidor e ainda elimina-se o descarte de embalagens. Além disso, há o benefício de fortalecer a economia da região, pois as cervejas mais comumente usadas para encher growlers são produzidas em cervejarias locais.

Nas lojas da rede Mestre-Cervejeiro.com é possível encontrar dois modelos de growlers de dois litros, um de cerâmica e outro de vidro, além dos growlers PET (1 L e 500 ml). Seguindo a filosofia da rede Mestre-Cervejeiro.com de valorizar a produção local, encontra-se frequentemente as opções de cervejas produzidas na região. E ainda, comprando os garrafões já cheios, em algumas das lojas, é possível ganhar descontos especiais no valor final vale a pena entrar em contato com a loja mais próxima para se informar sobre as promoções da semana.

Mas você sabe como cuidar do seu Growler para prolongar o tempo de uso dele? Os cuidados adequados permitem uma conservação melhor, tanto do garrafão quanto da cerveja armazenada dentro do vasilhame.

Veja abaixo algumas dúvidas comuns e dicas de como cuidar do seu growler.

 

1. Como limpar um growler adequadamente?

Lavar com água corrente ou com água quente logo após a utilização. Se optar por lavar com água quente, não coloque o vasilhame imediatamente em contato com uma superfície fria (o que poderia causar fissuras devido ao choque térmico). Caso demore um pouco para fazer a higienização, use água com detergente neutro ou ácido peracético (1%). Se optar por utilizar algum desses dois produtos de limpeza, enxágue bem e assegure-se de que ele seja totalmente removido antes de encher o growler novamente.

Obs: É recomendado limpar tanto o interior quanto o exterior do growler, bem como o anel de vedação da tampa, que deve ser retirado para limpeza e depois recolocado. Importante: Não colocar o anel de vedação em contato com água ou líquidos quentes ou materiais abrasivos, para evitar deformações. Tome cuidado para colocá-lo na mesma posição que estava originalmente, sem deixar nenhuma fresta, para evitar vazamentos na próxima vez que encher o growler.

 

2. Como armazenar um growler?

Quando vazios, mantenha-os sempre em locais secos, limpos e livre de odores. Guardá-lo seco, mantendo a tampa aberta para evitar o desenvolvimento de bolores e mofos e o consequentemente mau cheiro no seu interior.

Quando cheios, o armazenamento deverá ser feito em local refrigerado, também seco, limpo, livre de odores, e especialmente, ao abrigo de luz.

 

3. Quais são os cuidados que se deve ter no transporte dos growlers?

Evitar qualquer tipo de batida ou queda, principalmente se o seu growler for de cerâmica ou de vidro. O choque pode trincar ou, até, gerar microfissuras quase imperceptíveis mas que podem fazer com que o garrafão quebre quando for enchido sob pressão. Ao transportar mais de uma peça, tome cuidado para que uma garrafa não bata na outra. Evite a exposição, direta ou indireta, a fontes de calor.

Cuidado 1: se o growler estiver cheio de cerveja gelada e for apoiado em uma superfície quente, ele também poderá quebrar.

Cuidado 2: não encha o growler de cerâmica em equipamentos de contra-pressão.

 

4. Qual é o tempo máximo de uso ou prazo de validade dos growlers?

Eles costumam ter uma vida útil muito longa e a validade do produto final é indeterminada, desde que o usuário do produto tome todas as precauções necessárias para sua preservação no momento da higienização, armazenamento e transporte.

 

5. Por quanto tempo a cerveja pode ficar dentro do growler de cerâmica?

Se for envasado sem pressão, até 10 dias. Se for envasado por contrapressão, é possível armazená-la por até um mês. Independentemente da técnica de envase, após aberto, deve-se consumir em até 48h. Mas o ideal é consumir o quanto antes.

 

6. Qual growler mantém a temperatura da cerveja por mais tempo?

A cerâmica tem uma troca térmica mais lenta que os outros recipientes sem cápsula térmica. Esta é uma característica do material, aumentando o tempo da cerveja com a temperatura mais baixa.

 

7. O growler interfere de alguma forma nas características da cerveja?

Não interfere, desde que esteja limpo e seja armazenado corretamente. Quando cheio, haverá alteração da cerveja apenas se o garrafão for exposto ao sol ou temperaturas elevadas, o que pode trazer aromas e gostos indesejados à cerveja. Aqui, a cerâmica também leva vantagem. A incidência de luz sobre a bebida armazenada nesse tipo de material é zero e isso contribui muito na conservação, mantendo as características originais do produto por um período de tempo maior.

Outras curiosidades: os growlers de vidro apresentam a maior variedade de tamanhos (os mais comuns variam entre 1L e 3L) e formas de fechamento (tampa flip-top e rosca).


Além dos growlers e das torneiras de chopes disponíveis para enchê-los, nas lojas Mestre-Cervejeiro.com você também encontra profissionais capacitados para lhe auxiliar no momento da escolha do produto e cuidados para conservação do produto.

Então já sabe: quando bater uma vontade de tomar aquele chope fresquinho onde você quiser, passe na loja Mestre-Cervejeiro.com mais próxima e garanta seu growler!