Famílias e Estilos de Cerveja
Já ouvimos frases como: “Eu prefiro cerveja Lager a Pilsen!”. Ou ainda: “Não gosto de Ales mas adoro cervejas de trigo.” Esses cervejeiros sabem do que estão falando? Definitivamente, não. E pra você não dar nenhuma bola fora quando o assunto for esse, elaboramos um pequeno manual.
Já ouvimos frases como: “Eu prefiro cerveja Lager a Pilsen!”. Ou ainda: “Não gosto de Ales mas adoro cervejas de trigo.” Esses cervejeiros sabem do que estão falando? Definitivamente, não. E pra você não dar nenhuma bola fora quando o assunto for esse, elaboramos um pequeno manual.
As cervejas se caracterizam por suas famílias e estilos. No caso do exemplo citado antes, a cerveja do tipo Pilsen faz parte da família Lager. E as cervejas de trigo (Weizenbier e Witbier) fazem parte da família Ale. Para acabar de vez com essas confusões, só aceitáveis depois de alguns copo a mais, vamos falar um pouco sobre cada família e estilos de cerveja. São três famílias que se diferem pelo tipo de levedura (fermento) que utilizam e sua atuação durante o processo:
Família: LAGER
São as cervejas de baixa fermentação.
Na sua grande maioria são estilos de cervejas mais leves e claras, mas também temos dentro dessa família uma grande variedade de cores, aromas, potência de corpo e complexidade. Algums exemplos de estilos da família Lager:
- Pilsen: estilo de cervejas douradas, brilhantes, quem apresentam leve amargor. Estilo original da cidade de Pilsen na Rep. Tcheca. Exemplo: Wäls Bohemian Pils (Belo Horizonte, MG)
- Schwarzbier: estilo de cervejas escuras feitas a partir de maltes torrados. Possui aromas estonteantes de torrefação, que lembram chocolate, café e cacau. Apresenta baixo para médio corpo e de paladar seco ao final. Exemplo: Eisenbahn Dunkel (Blumenau, SC)
- Bock: estilo de cervejas em sua maioria avermelhadas, mas temos as versões claras (Heller Bock) e também escuras (Dunkler Bock). Apresentam aromas maltados, médio corpo e teor alcoólico superior a 6,3%. Exemplo: Bierbaum Bock (Treze Tílias, SC)
Família: ALE
São as cervejas de alta fermentação.
Geralmente possuem maior corpo e de paladar frutado. Mas os seus gostos e aromas são os mais variados. Alguns exemplos de estios da família Ale:
- Weizenbier ou Weissbier: cervejas de trigo típicas Bavária, região mais ao sul da alemanha. Na sua grande maioria são não filtradas, mas também existem as versões filtradas e também a versão bock (Weizenbock) desse estilo. Exemplo: Colorado Appia (Ribeirão Preto, SP)
- Stout: estilo de cerveja típico do Reino Unido e Irlanda, a marca mais conhecido é a irlandesa Guinness. Apresenta aromas e sabores de torrefação, e dependendo da variante do estilo (Dry Stout, Foreign Extra Stout, Oatmeal Stout, American Stout, Russian Imperial Stout) ela pode ter baixo ou alto corpo. Exemplo: Bierland Imperial Stout (Blumenau, SC)
- Dubbel: estilo típico belga, de coloração marrom, desperta aromas frutados, médio e corpo e equilibrado sabor. Exemplo: Wäls Dubbel (Belo Horizente, MG)
Família: LAMBIC
São cervejas de fermentação espontânea.
De paladar bem distintas a sensação de bebê-las lembra em muito a de um vinho espumante. São originárias da região de Leembek na Bélgica. Exemplos de Lambics:
- Faro: cerveja lambic com adição de açúcar.
- Geuze: blend de cervejas lambic.
- Kriek: cerveja lambic com adição de cerejas durante o período de maturação em barrica.
Essas cervejas em quase sua totalidade são belgas, não sei se existe produtores nacionais fazendo essas cervejas, portanto irei citar algumas cervejarias daquele país:
- Faro: Liefmanns Faro
- Geuze: Geuze Boon Mariage Parfait
- Kriek: Mort Subite Kriek
Outras Famílias
Famílias híbridas, que envolvem a mistura de diferentes processos.
Dentro dessas todas famílias temos uma grande variedade de estilos e dentro dos estilos uma infinidade de rótulos tanto de cervejas importadas como nacionais. Para a nossa sorte não precisamos mais ficar presos a somente um marca ou estilo de cerveja!
– E vocês, tem preferência por alguma família ou estilo de cerveja específico? Conhecem todos os estilos que mencionei no texto?
Informações muito importantes para os degustadores desse “Néctar dos Deuses” .
Obrigado por nos acompanhar Nelson!
não entendi família de cerveja e estilo de cerveja e tipos de cerveja
Olá Ilson!
Famílias são uma grande divisão de acordo com o tipo de fermentação: Ales, Lagers e Lambics.
Dentro das famílias existem vários estilos. Por exemplo, entre as Ales temos IPA, Weissbier, Porter, e muitos outros. Entre as Lagers temos Pilsen, Bock, Vienna Lager etc. E entre as Lambics temos Gueuze, Kriek, entre outras.
Quando se fala em “tipos” de cerveja, geralmente se refere a estilos. Jutamente por “tipo” ser um termo ambíguo, é preferível usar “Famílias” e “Estilos”.
Obrigado!
Boa noite!
Sou iniciante no assunto e estou cogitando comprar um kit 20L.
Gostaria de fabricar uma cerveja mais clara, (visualmente parecida com brahma, skol…). É possivel eu chegar nesse ponto? Tendo em vista que as cervejas artesanais são bem opacas.
Obrigado!
Olá Danilo, tudo bem? Sim, é possível produzir qualquer tipo de cerveja em casa, independente da cor. Recomendo que você busque mais informações junto à Acerva (Associação dos Cervejeiros Caseiros) da sua região. Boas brassagens!
Explicação simples e fácil de entender. Ótimas postagens.
Muito obrigado Kátia!
olá gostaria de me aprofundar no assunto e me embriagar de conhecimento sobre cerveja ja que pretendo trabalhar com e vejo uma crescente procura por cervejas especiais .onde encontro algo mais ex :livros revistas,agradeço desde já a todos .
Olá Marcelo! Para quem está começando a estudar sobre cerveja, recomendamos os seguintes livros:
– Larousse da Cerveja (Ronaldo Morado)
– A Mesa do Mestre Cervejeiro (Garrett Oliver).
A principal revista especializada hoje é a Revista da Cerveja, que você encontra nas lojas Mestre-Cervejeiro.com: http://www.mestre-cervejeiro.com/lojas
Além disso, existem vários cursos especializados por todo o Brasil. Algumas instituições são:
– Instituto da Cerveja: https://www.institutodacerveja.com.br/
– Science of Beer: http://www.scienceofbeer.com.br
– Academia Barbante: http://academiabarbante.com.br/
– Escola Superior de Cerveja e Malte: http://www.cervejaemalte.com.br/
– Senac: http://www.sp.senac.br
– ABS-SP: https://www.abs-sp.com.br
Bons estudos!
Artigo muito bem feito, meus parabens! Se você puder me informar qual a diferença que a cerveja Pale tem das outras Ales eu ficaria muito grato.
Valeu Victor! “Pale” quer dizer “claro” em inglês, então trata-se das cervejas Ale que tem cores mais claras, do dourado ao âmbar. Existem algumas variações que diferem-se pelos insumos utilizados: American Pale Ale (lúpulos americanos), English Pale Ale (lúpulos britânicos), Belgian Pale Ale (levedura belga), até Australian Pale Ale (lúpulos da Austrália e Nova Zelândia).
Obrigado, um brinde!
Bom dia! Gostaria de saber onde encontro bons artigos científicos que abordem o assunto dos tipos de cerveja e os processos de fabricação. Obrigado!
Olá Dyego!
Realmente não é muito fácil encontrar bons recursos científicos relacionados a esses assuntos. O que recomendo para você são alguns livros que podem lhe ajudar.
Sobre os diferentes tipos de cerveja, recomendamos o Larousse da Cerveja (Ronaldo Morado) e A Mesa do Mestre Cervejeiro (Garrett Oliver).
Sobre os processos de fabricação, o melhor recurso introdutório é o livro How to Brew (John Palmer). A primeira edição está disponível gratuitamente, inclusive com tradução em português. Fazendo uma busca na internet você deve conseguir encontrar.
Para se aprofundar ainda mais no aspecto científico, vale fazer algumas buscas no Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br/) usando os termos específicos sobre os quais você quer saber mais.
Bons estudos!
Publicado em 2006 e ne parece que apenas neste ano o pessoal veio a comentar o post? Hehe
Adorei o poste,me aprofu dou mais no assunto
Valeu Eduardo, seja bem-vindo!
Olá! Parabéns pelo trabalho. Quais os tipos de cerveja mais apreciados e consumidos no brasil? Esses índices variam por região?
Grande abraço e parabéns mais uma vez.
Fala Euzebio, tudo bem?
As cervejas mais consumidas no Brasil variam por região sim, e não há ainda muitos dados consolidados a respeito.
Para saber mais, sugiro que nos acompanhe nas redes sociais (fb.com/MestreCervejeiro | instagram.com/mestrecervejeiro | twitter.com/m_cervejeiro). Lá divulgamos todo mês uma lista das 10 cervejas mais vendidas em nossa rede de lojas.
Além disso, para mais informações sobre o mercado cervejeiro, acesse: https://mestre-cervejeiro.com/dados-de-mercado-de-cervejas-artesanais/
Abs!
Excelente matéria, de grande valia para os apreciadores de cerveja! Percebi que eu não entendia era nada de cerveja! Kk
Valeu Rafael!
Considerando a cerveja Caracu, pela Ambev ela é uma cerveja lager (baixa fermentação) mas do tipo sweet Stout ( E as cervejas do tipo stout foram colocadas no artigo como de alta fermentação). Não procede a informação por parte da Ambev?
Att…
Olá Vitor! Obrigado pela ótima pergunta.
Na verdade a Caracu é uma Lager escura inspirada nas Stouts. Assim como acontece com as cervejas “tipo Pilsen” que na verdade são do estilo American Lager, a legislação brasileira permite que a cervejaria indique o estilo de cerveja que quiser no rótulo pois isso não é regulamentado.
Talvez a Caracu tenha sido criada como uma Stout lá atrás, mas hoje se encaixaria melhor no estilo International Dark Lager (BJCP) ou American Dark Lager (BA).
Abs!
A Brahma é de qual familia e qual tipo? kk
Muito esclarecedor o post, me sinto uma barnalfabeta, pretendo estudar sobre o assunto. Larousse da Cerveja pode ser um bom começo?
Oi Jesana! A Brahma, assim como a maior parte das cervejas massificadas (produzidas por grandes cervejarias) é do estilo American Lager, da escola americana.
O Larousse da Cerveja é um ótimo começo sim, aproveite que acabou de sair a nova edição revisada!
Seja bem-vinda ao maravilhoso universo das cervejas artesanais 🙂
Este fds estive na Oktoberfest em BH e ouvi uma palavra na qual me entregou sobre os tipos de cerveja. Foi a cerveja tipo ipa. E percebi tb que, cada cervejaria apresentou 4 rótulos de cerveja. Gostaria de entender só ré esses tipos de rótulos diferentes. Desde já agradeço.
Olá, muito esclarecedor essa postagem, principalmente para iniciantes como eu que precisa de uma informação mais simplificada. Por favor me diga a Brahma Redlager é uma Schwarzbier simplismente ou uma Bock?
Salve Dionisio! Na verdade a Brahma Red Lager se encaixaria melhor no estilo International Amber Lager (https://www.bjcp.org/docs/2015_Guidelines_Beer.pdf). Ela é uma versão com mais maltes caramelizados e mais avermelhada da Brahma comum (American Lager), não chegando à intensidade de uma Bock ou ao perfil tostado de uma Schwarzbier.
Abs!
Eu trabalho em uma fábrica de cerveja artesanal, essa foi uma das melhores explicações que eu li. Ficou fácil de entender e direto. Ótimo mesmo
Obrigado, Mariana!
Parabéns pela matéria, bem didática!
Sou leigo no assunto e gostaria de entender melhor o que é baixa e alta fermentação.
Grato.
Olá Paulo!
As cervejas de baixa fermentação são as cervejas feitas com leveduras que processam entre 5ºC – 14ºC. Isso ocorre de maneira bem comum entre as cervejas da família Lager, enquanto as cervejas de alta fermentação, processam em temperaturas mais elevadas 15ºC – 24ºC, típico das cervejas tipo Ale.
Grande abraço!
A IPA entraria no caso no estilo ALE ?
Olá Danilo, o estilo IPA (Indian Pale Ale), pertencem a família das ALEs sim.
Qualquer dúvida nos retorne.
Grande abraço!