Um tradicional estilo da escola britânica, que tem origem incerta e grande popularidade mundo afora: conheça o estilo Porter.

As primeiras menções históricas à cerveja Porter remontam ao início do século XVIII na Inglaterra. Existem algumas teorias divergentes sobre a sua origem, porém o fato é que estas cervejas mais escuras e de perfil torrado faziam sucesso entre os clientes dos pubs e, mais notoriamente, entre os trabalhadores que transportavam cargas nos mercados locais e nos portos, chamados popularmente de Porters.

No decorrer das décadas e séculos seguintes, este estilo foi evoluindo em diferentes variações que podemos chamar de subestilos. Conheça abaixo alguns deles, cada um acompanhado de uma breve descrição e exemplo comercial disponível no Brasil. Cheers!

Sugestão de cervejas do estilo Porter:

Estilo-Porter_Klein-Estivadora

Brown Porter

Provavelmente o estilo mais próximo da Porter original. Como o nome indica, são cervejas de cor marrom a marrom escuro. Não tem perfil de torrefação como em outras variações. Apresenta aroma de maltes tostados remetendo a toffee e cacau em destaque, com pouco aroma de lúpulo. Na boca tem dulçor e amargor médios, com baixo corpo.

Exemplo: Klein Estivadora [5,4% / Campo Largo, PR – Brasil]


Estilo-Porter_Harviestoun-Old-Engine-Oil

Robust Porter

As Robust Porters são mais intensas e apresentam perfil evidente de torrefação. Tem coloração marrom escuro a preto, aroma de maltes torrados remetendo a chocolate escuro e café, na boca dulçor presente em equilíbrio com o amargor tanto do lúpulo quanto dos maltes torrados. O corpo é médio-alto.

Exemplo: Harviestoun Old Engine Oil [6,0% / Alva – Escócia]


Estilo-Porter_Wensky-Baltic-Porter

Baltic Porter

Entre as cervejas de exportação mais intensas e de perfil torrado que caíram no gosto da corte imperial Russa, como a Imperial Stout, as Porters também faziam sucesso na região do mar Báltico – que banha países como Polônia, Estônia, Lituânia e Finlândia. Tal popularidade estimulou as cervejarias destes países a produzir também suas próprias Porters. Porém como nestes países a tradição cervejeira era a produção de Lagers, ao invés de Porters de alta fermentação (Ale) as Baltic Porters eram fermentadas em temperaturas mais baixas. Este é, portanto, a única variedade de Porter que pertence à família Lager.

As Baltic Porters tem coloração marrom escuro a preta, com reflexos vermelho rubi. Apresentam aromas maltados remetendo a melado, alcaçuz e chocolate escuro. O paladar acompanha este mesmo perfil, com dulçor médio e leve gosto de torrado lembrando café. Apesar do teor alcoólico mais elevado, é suave e tem alto drinkability.

Exemplo: Wensky Baltic Porter [7,0% / Araucária, PR – Brasil]


Estilo-Porter_Dama-Smoked-Porter

Smoke Porter

Variação defumada das Porters. Pode ter como estilo base qualquer uma das variações do estilo Porter, com a diferença de apresentar o perfil característico de maltes defumados.

Exemplo: Dama Bier Smoked Porter [4,8% / Piracicaba, SP – Brasil] – Assista AQUI a degustação desta cerveja.


Estilo-Porter_Tupiniquim-Monjolo

Imperial Porter

A versão mais potente do estilo Porter. Trata-se de uma variação original da escola americana, notável por maximizar a intensidade de estilos tradicionais. Apresenta coloração preta opaca, com aromas intensos de torrefação remetendo a café e chocolate escuro, complementados por aroma de lúpulo e notas alcoólicas. Na boca tem textura licorosa, corpo cheio, com dulçor e amargor intensos e em equilíbrio. Após o gole permanecem o gosto de torrefação, amargor e leve sensação de calor do álcool.

Exemplo: Tupiniquim Monjolo [10,5% / Porto Alegre, RS – Brasil] – Assista AQUI a degustação desta cerveja.


Além destes que são subestilos já estabelecidos, a criatividade dos cervejeiros/as não se limita ao que está nos guias de estilo. Existem por aí versões com adição de frutas, envelhecidas em barris de madeira, até versões com teor alcoólico reduzido – como a nossa Mestre-Cervejeiro.com Session Porter, colaborativa com a DUM Cervejaria lançada em 2014 comemorando os 10 anos da rede.

E aí, faltou mais alguma versão do estilo Porter que você conhece? Qual destes você gosta mais? Deixe sua opinião nos comentários!


Conheça outros estilos: