Você que nos acompanha certamente se interessa por cervejas dos mais diversos aromas e sabores. Mas e cerveja salgada, você já provou? Conheça o estilo Gose, ainda incipiente no Brasil, mas que já está divindindo opiniões!

Você que nos acompanha certamente se interessa por cervejas dos mais diversos aromas e sabores. Mas e cerveja salgada, você já provou?

Assim são as cervejas do estilo Gose, que tem uma história milenar originada na cidade de Goslar, no Centro-Norte da Alemanha. Lá passa o rio Gose, que deu origem ao nome da cidade e deste peculiar estilo de cerveja. A região de Goslar era um importante polo minerador alemão, tendo grandes reservas de cobre, zinco, chumbo, prata, e sal. E a água do rio Gose continha alto teor deste minerais, o que a deixava salgada. Sendo também um polo cervejeiro, a água do rio era utilizada para a produção de cerveja, que consequentemente ficava levemente salgada.

Mas a cerveja Gose também era muito apreciada na cidade de Leipzig, e à medida que as reservas mineirais de Goslar foram se exaurindo, o pessoal de Leipzig começou a produzir cada vez mais este estilo de cerveja. Ela ficou tão popular por lá que a Gose passou a ser associada com a cidade desde então.

Assim foi até a Segunda Guerra Mundial, quando o estilo Gose quase foi extinto, ressurgindo apenas após a reunificação da Alemanha no final dos anos 1980. Depois disso, além das cervejarias alemãs, também os americanos como os caras da Anderson Valley revitalizaram esta cerveja histórica, que apenas agora vem sendo descoberta pelos cervejeiros e cervejeiras do mundo. É um estilo que divide opiniões, mas que com certeza merece ser provado, e a da Anderson Valley é um excelente exemplar: de coloração dourada, bem carbonatada, bastante cítrica e levemente salgada. Diferente, mas bem refrescante!

Perguntinha do episódio: Você já provou alguma cerveja do estilo Gose? O que achou?

Deixe sua opinião nos comentários!


Este vídeo foi gravado na loja Mestre-Cervejeiro.com Ecoville.
R. Deputado Heitor Alencar Furtado, 1623 – Mossunguê – Curitiba, PR
Horários de atendimento: Segunda a Sexta das 13h às 20h / Sábado das 10h às 20h
Tel.: (41) 3072-6921

Conheça as outras lojas da rede: www.mestre-cervejeiro.com/lojas


Cervejas Degustadas

<

div style=”clear: both;”>

Anderson-Valley-Gose

Anderson Valley the Kimmie, the Yink and the Holy Gose

Estilo: Gose
Teor Alc.: 4,2%
Origem: Boonville – EUA

Verifique disponibilidade destas e outras cervejas numa loja Mestre-Cervejeiro.com. Conheça as nossas lojas: www.mestre-cervejeiro.com/lojas