Vencedora do primeiro concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, a cerveja Dama do Lago, foi lançada pela cervejaria, em julho. Do estilo Belgian Dark Strong Ale, ela tem 9% de teor alcoólico e é a combinação perfeita para carnes de caça

A cervejaria Eisenbahn lançou dia 10 de julho de 2008, a Dama do Lago, cerveja vencedora do primeiro concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn. Pioneira, a Eisenbahn pretende desenvolver novas receitas e incentivar o consumo de bebidas artesanais.

Juliano Mendes – gerente de marketing das bebidas premium do Grupo Schinchariol“A aceitação do Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn foi excelente e nos surpreendeu pela quantidade de interessados em participar. Isso prova que o interesse no mercado de cervejas especiais cresce muito, a ponto de diversas pessoas produzirem cervejas em suas panelas. Cervejas muito boas foram apresentadas aos jurados”, comenta o gerente de marketing das bebidas premium do Grupo Schinchariol, Juliano Mendes.

O carioca Leonardo Botto, vencedor da primeira edição, acompanhou de perto a produção de três mil litros da bebida que ele próprio desenvolveu e que, segundo ele, nasceu por acaso.

Leonardo Botto“Não foi nada programado. Para a Brasil Brau de 2007, fiz uma Belgian Dark Strong Ale para homenagear um amigo e ex-professor, o Mestre Cervejeiro Paulo Schiaveto. Escolhi um estilo belga por ter sido o país onde ele estudou. A cerveja ficou muito boa e agradou bastante, mas sentia que podia melhorá-la, à medida que conhecia novos maltes e leveduras”, conta Botto.
Para se inscrever no concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, Leonardo seguiu a opinião de alguns amigos. “Como só podia inscrever uma cerveja, e não queria o ônus de optar por uma das minhas “filhas”, pedi a alguns amigos que me ajudassem na escolha. Embora gostasse mais, muito mais da outra, a escolhida foi a Belgian Dark Strong Ale, muito em virtude de ser esperado o Xavier (Xavier Depuydt) na avaliação, que é belga e defensor ferrenho da escola cervejeira da sua mesma origem”, explica o vencedor.

O nome Dama do Lago foi sugerido pelos irmãos de Leonardo, pois reúne misticismo e uma carga de magia, de “natureza de mulher” – como ele define, e foi uma maneira de homenagear a sua esposa – a quem já rotulara de feiticeira. O nome, portanto, reuniu todos esses atributos.

Leonardo Botto e Gerhard Beutling da Eisenbahn

A Dama do Lago é uma Belgian Strong Ale, do sub-estilo Belgian Dark Strong Ale, que tem 9% de teor alcoólico. Segundo a fábrica ela é encorpada, licorosa, maltada, com médio amargor. Tem aroma e sabor frutado e de especiarias, principalmente cravo, malte e toffe. Escura, avermelhada, com espuma densa e bege, ela é feita com seis tipos diferentes de malte de cevada, malte de trigo escuro, aveia em flocos, açúcar, três lúpulos diferentes e fermento ale do tipo trapista.

Sua harmonização fica por conta de carnes de caça, cordeiro, faisão, porco assado, carnes na brasa e ensopados de carne, queijos azuis e cheddar.

Serviço:Cervejaria Eisenbahn
Tel.: 0800 773 47 36
www.eisenbahn.com.br