Entrevista: Eduardo Bier (Dado Bier)Conversamos com o empresário gaúcho Eduardo Bier, que contou, entre muitas novidades, o que pensa do mercado das cervejas gourmet e revelou ainda os próximos planos e lançamentos de uma das principais micro cervejaria do país, a Dado Bier. Confira.

O empresário Dado Bier, feliz da vida, com algumas de suas cervejas

Eduardo, o Dado Bier, como é conhecido, carrega sua vocação em seu sobrenome. Coincidência ou não, Bier, que significa cerveja em alemão, é também, o nome de uma das principais micro cervejaria do país: a Dado Bier, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Pioneiro na fabricação de cervejas especiais, Dado, um gaúcho de 42 anos, conta como começou sua trajetória de sucesso. Formado em Direito, abandonou a carreira para virar empresário e produzir suas próprias cervejas. Casado, com a também gaúcha Fernanda, tem dois filhos: Manoel e Fernando. Em entrevista exclusiva para o site Mestre-Cervejeiro.com, Dado conta como tudo começou.

Londres? Dublin? - Nada, essa estilosa fábrica fica em Porto Alegre, RS

Como tudo começou: quando e como surgiu a idéia de montar uma micro cervejaria?

Não é uma micro cervejaria e sim a primeira micro cervejaria do Brasil, existe uma grande diferença nisso. Desde muito jovem sempre tive minhas iniciativas empreendedoras. No natal de 1992 – nesta época já tinha alguns empreendimentos – o meu tio Jorge Gerdau perguntou quando eu iria montar, realmente, essa primeira micro cervejaria, já que desde cedo eu brincava que seria dono de uma para fazer valer meu sobrenome. Foi nesse natal, com essa pergunta do meu tio, que o assunto cervejaria passou a fazer parte dos meus planos e não é que acabou dando certo?!

Nos primeiros dias do ano seguinte ele me disse (1993): e ai, Dado, vai encarar? E foi assim, decidi ir morar na Europa e lá, estudar mais sobre esse negócio, micro cervejaria. Vi que na Europa as pequenas cervejarias são muito valorizadas pelos consumidores, ou seja, que os clientes dão muito valor para as cervejas produzidas em pequenas cervejarias. Depois fui aos Estados Unidos para olhar a mesma proposta, mas em uma outra cultura e pude perceber que esse negócio estava se expandindo por lá também. Só aí, tive a certeza e decidi fazer uma pequena fábrica de cerveja no Brasil, com um restaurante junto. Começamos o negócio e fomos formatando, até evoluir para um bar e casa noturna.

Dentro da fábrica, o que não falta são caprichos por todos os lados

E a Dado Bier? Quando você abriu as portas?

Em 22 de março de 1995 foi inaugurada a primeira Dado Bier, em Porto Alegre. Devido ao sucesso atribuído ao ineditismo, fizemos um sucesso estrondoso. Por conseqüência disso, em novembro de 1996, montamos a segunda casa em São Paulo e só dois anos mais tarde, a terceira casa, no Rio de Janeiro. A cervejaria-restaurante de São Paulo foi considerada a maior do mundo, com capacidade de produção de 100 mil litros por mês. Já em 2000, surgiram os contratos com a AMBEV, tivemos a oportunidade de sair do nicho artesanal e participar do mercado de cerveja. Foi uma experiência fantástica que nos fascinou, pois também tínhamos o produto de competição, de mercado. Uma experiência mercadológica muito importante, que durou até 2005, quando os contratos terminaram. A partir de 2006 demos continuidade ao processo da cerveja artesanal, e temos feito diversos lançamentos de cervejas artesanais e especiais. Temos encontrado muito espaço e por isso voltamos a atuar no mercado e não só nesse nicho.

Experiência que todo cervejeiro tem que fazer: beber direto do tanque de fermentação

Você já era apreciador de cervejas? Tinha alguma marca como referência ou inspiração?

Como sempre fui ligado a esportes, nunca fui de beber muito, mas encontrei nas cervejas uma opção gostosa e agradável para sair da minha rotina de treinos. Nessa época eu tinha 26 anos, e não da pra ter um histórico de bebida com essa idade. Mas sou de família alemã, e isso também era um vínculo a mais com a cerveja. Comecei a aprender mais sobre o assunto depois das influências européias e americanas.

Não tinha idéia de como começar. Em 1992 ele nem existia no Brasil. Não havia nenhuma referência quanto essas cervejas especiais. As únicas cervejas diferentes aqui, que se tomavam, eram as Bocks. Não existia nada como essa nossa proposta ainda no Brasil. Tive que buscar tudo fora.

Rotuladora trabalhando a todo vapor

Quais eram as metas de volume de produção e quantidade de estilos na época que abriram? E quais são as atuais?

Na época a capacidade inicial era de 10 mil litros por mês, mas acabávamos comercializando bem mais de 10 mil litros, tanto que fizemos uma ampliação. Nessa época, produzíamos apenas dois tipos de cervejas: a Pilsen e a Weissbier. Na época, eu tinha muito receio de acharem que comprávamos de outros e não que produzíamos. Por isso, lançamos uma cerveja completamente diferente para caracterizar mesmo nossa marca.

Atualmente, com relação aos estilos, mudamos muitas coisas. Temos a Pilsen (Original), a Bock, uma Ale suave (Red Ale), uma Ale estilo forte (Belgian Ale), a Weissbier, uma Ale marrom (American Ale) – bastante lupulada – e o último lançamento a Ilex – que é a cerveja de erva-mate.

Atenção galera da expedição - Posse para foto!

Já estão exportando as cervejas?

Para exportar é preciso muita cautela. A matéria da Ilex que foi publicada na reuters (agência de notícias internacional) gerou muita procura. Trata-se de uma cerveja que tem 150 dias de validade. Então, para exportar uma cerveja dessas, não é vantagem, devido ao curto período de validade. Estamos preferindo manter o trabalho no Brasil, porque ainda temos o país inteiro pra atender. Exportação é um assunto que ainda poderá ser discutido.

Dado Bier do Shopping Bourbon Country, entretenimento e gastronomia em um só lugar

A Dado Bier Ilex causou um tumulto no mercado das cervejas especiais e mídias especializadas, como foi isso?

Foi um grande agito. Foi uma sugestão do Marcelo Carneiro da Rocha (Cervejaria Colorado – Ribeirão Preto, SP) que disse que tínhamos que buscar diferenciação. “Você tem que fazer a sua cerveja de erva mate”, ele me disse. Aí respondi: “Nossa, tá maluco”!

Conversei com minha equipe, e achamos que poderia fazer sentido, mesmo assim tive receio. Resolvi ousar, tive essa necessidade para obter destaque. Decidi então tocar o projeto adiante, com técnica, para que ficasse uma cerveja bem elaborada. Passamos quase um ano bolando o novo produto e quando tivemos um bom resultado, apesar de muito característico e marcante, tecnicamente bem elaborado, lançamos no mercado. A Ilex vem com copo em forma de cuia, é um kit presente. Lançamos no final de dezembro de 2007 e foi sucesso total. Para os gaúchos, ela tem feito muito sucesso, mas também, para quem tem familiaridade com o chimarrão.

Cerveja, pista de dança e balada é no Dado Pub

Qual é a sua percepção do mercado atual das cervejas gourmet?

Na verdade, eu vejo o mercado muito concentrado, há uma total falta de condições mercadológicas para que pequenas cervejarias se desenvolvam, já que algumas marcas importantes foram vendidas muito cedo. O número de pessoas que apreciam essas cervejas está crescendo, não há dúvidas, mas a base ainda é muito pequena. É um crescimento muito singelo. Porcentualmente pode ser importante, mas os números absolutos ainda não representam um grande crescimento de mercado. Este crescimento fará parte de um processo a médio e longo prazo.

No Dado Grill, entre grelhados e saladas, uma cervejinha sempre vai bem

Quais as novidades que estão por vir na Dado Bier?

Dentro em breve, lançaremos uma Pilsen com preço competitivo. Outra novidade é lançar a Doublé Chocolate Stout, uma cerveja extremamente sofisticada à base de chocolate. Imagino que isso aconteça no segundo semestre e que a ela seja comercializada em garrafas de cerâmica. Já o preço, deva ficar em torno de R$50. Trata-se de um produto realmente sofisticado e um projeto vem sendo desenvolvido há tempos.

 

Contatos e Reservas:DaDo Bier – Bourbon Shopping Country
Bourboun Shopping Country
Av. Túlio de Rose, 80 – 2º Andar – Porto Alegre, RS
Tel.: (51) 3378-3000
www.dadobier.com.br/unidades_dado_bier.php

DaDo Garden Grill – Praia de Belas Shopping
Shopping Praia de Belas
Av. Praia de Belas, 1181 – Térreo – Porto Alegre, RS
Tel.: (51) 3233-0696
www.dadobier.com.br/unidades_dado_garden.php

DaDo Pub – Moinhos de Vento
Rua Fernando Gomes, 80 – Porto Alegre, RS
Tel.: (51) 3395-1468
www.dadopub.com.br/

Fábrica de Cerveja DaDo Bier
Shopping DC Navegantes
Rua de Frederico Mentz, 1606 – Loja 114 – Porto Alegre, RS
Tel.: (51) 3374-1897
www.especiaisdadobier.com.br