As cervejas sem glúten evoluíram. Deixaram de ser uma bebida sem gosto de cerveja, para cervejas de excelente qualidade. Algumas inclusive já ganharam medalhas em importantes competições mesmo em categoria de cervejas “normais”. Confira a sua evolução.

Temos diversas opções de cervejas sem glúten no Brasil, mas elas ainda são pouco conhecidas e pouco divulgadas.

Muita coisa mudou no gosto das cervejas sem glúten. Ainda mais comparando com a qualidade das opções que temos hoje.

Descobrindo as Cervejas sem Glúten

Glutenberg India Pale Ale
Glutenberg India Pale Ale

A primeira linha que provei foi a inglesa Greens. Os estilos eram tradicionais como Dubbel, Belgian Pale Ale, Bitter, entre outros. Mas ficavam longe da proposta dos estilos e não eram muito agradáveis para beber. Me lembro que isso foi em meados de 2010. (Depois não provei mais as cervejas da Greens. Caso alguém tenha provado recentemente e se ela mudou, conte o que achou, ok?)

Com o tempo surgiram outras marcas e os processos de fabricação foram evoluindo. Cervejas como a espanhola Estrella Damm Daura e a tcheca Celia chegaram por aqui. As duas do estilo Pilsen e bem agradáveis para beber. Principalmente a Celia, que lembrava uma autêntica Bohemian Pilsner.
Na época degustei as duas lado a lado, você pode assistir aqui: Cervejas sem Glúten – Episódio 45.

Já no ano passado conheci as canadenses da Glutenberg, que são fantásticas. A Glutenberg American Pale Ale tem medalha de prata na categoria Cerveja sem Glúten no World Beer Cup e a Glutenberg Rousse (Red Ale) medalha de ouro. Gostei muito da Glutengberg India Pale Ale.

Cerveja Sem Glúten, Destaque no Festival de Blumenau

Cervejas sem Glúten da Lake Side
Cervejas sem Glúten da Lake Side

Vejo que a consagração das cervejas sem glúten aqui no Brasil veio durante o Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau deste ano, onde a marca Lake Side levou medalha de ouro na categoria Belgian Lambic.
Categoria que, vale lembrar, não é específica de cerveja sem glúten, trata-se de uma categoria “normal” e uma das mais difíceis. Tanto que não houveram outras premiações nesta categoria, somente o ouro pra Lake Side.

A Lake Side é uma marca de Curitiba e exclusiva de cervejas sem glúten. Produzida na cervejaria Farrapos de Passo Fundo (RS), foi a primeira cerveja sem glúten feita no Brasil. Os métodos de produção foram desenvolvidos e patenteados pelo cervejeiro Paulo Veit.

A linha é completa, indo de cervejas claras e leves como a Lake Side Lager, passando por colaborativas e saborosas como a Lake Side APA, feita com em conjunto com Way e a Lake Side Crazy, feita em conjunto a F#%*ing Beer. Também têm algumas bem criativas como a Lake Side Tartufi Lager, feita com laranja e trufas brancas em parceria com a Tartuferia San Paolo.

Cervejas sem Glúten para Todos

Pois é, cerveja sem glúten não é mais aquela cerveja sem gosto ou que não tem gosto de cerveja. Pelo contrário, agora há inúmeras opções de excelente qualidade. E também não ficam mais restritas àqueles que são intolerantes ao consumo de glúten, como os celíacos, ou ainda para aqueles que fazem dieta de alimentos sem glúten. Elas podem e devem ser apreciadas por todos.

As lojas Mestre-Cervejeiro.com possuem algumas opções de cervejas sem gluten. Verifique na loja mais próxima, caso não tenha é só solicitar. Para os endereços e telefones das nossas lojas acesse: Lojas Mestre-Cervejeiro.com