Se você é um cervejeiro que se preze e busca uma cervejaria para visitar em Munique, essa cervejaria histórica, situada na capital da Baviera, no sul da Alemanha, é parada obrigatória. Ela nasceu da insatisfação de Wilhelm V, então Duque da Baviera, um rapaz bem marrento que queria fabricar sua própria cerveja – uma cerveja puríssima, perfeita. E foi o que ele fez!

Cervejaria para visitar em Munique

Wilhelm V construiu o templo das cervejarias: a Hofbräuhaus München, que desde 1589 coleciona histórias e admiradores cervejeiros de todas as partes do mundo. A maioria do público que freqüenta a casa são visitantes assíduos, como era até mesmo Hitler – foi lá que ele fez muitos de seus discursos do partido Nazista.

Outra figura que se tornou muito conhecido por lá foi Alois Hingerl (Aloisius). Reza a lenda que ele era um anjo enviado à Munique com a missão de ajudar o governo da Baviera, mas ao conhecer a Hofbräuhaus München ele esqueceu da sua missão divina e por ali ficou para o resto da vida.

Em meio a histórias e lendas o fato é que até hoje essa é a maior e mais tradicional cervejaria da capital mundial da cerveja.
A casa abre de segunda a segunda, e em alta temporada chegam a circular mais de 30.000 visitantes por dia. Não é a toa que às 9 da manhã já tem fila de espera na porta. E quem pensa em desistir, hesita na hora ao ver a placa de entrada com os dizeres: “sede é pior do que vontade de voltar para casa”.

O clima é tradicional e envolvente. Música e comida típica, mesas grandes, fartas e, claro, cerveja para todos os gostos. Você vai se sentir um típico alemão: daqueles de bermuda, suspensório, chapéu com pena a tiracolo e barriga empinada de satisfação.

A quantidade de cerveja que é consumida por dia ultrapassa os 10.000 litros. Os Masskrugs, nome dado aos canecos de vidro de 1 litro, não são para amadores. A tentação é muita, a variedade é grande e a qualidade garantida. Anote aí algumas dicas do que provar:

  • Hofbräu Dunkel: Lager Escura, sabor picante – aprox. 5.5% álcool (Primeiro estilo de cerveja da Baviera)
  • Hofbräu Original: Cerveja clara de Munique, com 5.1% álcool
  • Hofbräu Maibock: Bock de maio, paladar aromático e forte, com aprox. 7.6% de álcool
  • Hofbräu Weissbier: Cerveja de trigo, lupulada e refrescante, aprox. 5.1% álcool
  • Hofbräu Oktoberfestbier: Cerveja servida durante a Oktoberfest, paladar cítrico, aprox. 6.3% álcool

Seja qual for a sua escolha, você estará bebendo uma das cervejas mais bem elaboradas do mundo. Complete com uma experiência gastronômica local, peça pela Weisswurst – salsicha branca, servida com mostarda doce.

A Hofbräuhaus é mais do que uma cervejaria, é um lugar único, é um fenômeno que só quem conhece entende.

É o lugar que todo bom beberrão pediu a Deus. Fica aí a dica!