imageArtigos

Aulas de cerveja na panela e muito mais!

Cerveja não é assunto apenas para um descontraído bate-papo entre amigos em torno de uma mesa de bar, a bebida também é tema para ser levado à sala de aula. Em Curitiba, a iniciativa da micro-cervejaria Bode Brown de promover a troca de informações sobre a produção, o consumo e a cultura da cerveja resultou na primeira escola cervejeira gourmet do Brasil, a Escola da Cervejaria Bode Brown.


Iniciativa pioneira no país quer difundir a produção das bebidas artesanais e gourmet

pic8.jpgCerveja não é assunto apenas para um descontraído bate-papo entre amigos em torno de uma mesa de bar, a bebida também é tema para ser levado à sala de aula. Em Curitiba, a iniciativa da micro-cervejaria Bode Brown de promover a troca de informações sobre a produção, o consumo e a cultura da cerveja resultou na primeira escola cervejeira gourmet do Brasil, a Escola da Cervejaria Bode Brown.

pic5.jpgOs cursos abordam temas como a fabricação caseira da bebida, sua história e o futuro do consumo das chamadas cervejas gourmet em mercados incipientes ainda, como o brasileiro. De acordo com o proprietário da Bode Brown, Samuel Cavalcanti, as primeiras turmas são formadas principalmente por profissionais e estudantes de gastronomia e áreas afins. “Partindo deles, podemos transformar esse mercado de forma mais rápida. Eles entendem de gastronomia e vinho, mas quando se fala de cerveja é uma caixa preta”, observa Cavalcanti, que aposta na formação do futuro público consumidor dos produtos da própria Bode Brown.

A cervejaria aguarda a concessão das licenças obrigatórias para começar a vender sua produção. “É um processo muito moroso. Enquanto as licenças não saem, vamos formando opinião”, afirma o cervejeiro. Além de abrigar os cursos, a sede da Bode Brown é ponto de encontro de cervejeiros artesanais e micro-cervejeiros que se reúnem todas as sexta-feiras, das 17 às 20h, para degustarem e avaliarem as bebidas. “Não é um ambiente de bar, é um centro de discussão técnica e pesquisa. Depois continua a conversa no bar”, afirma Cavalcanti, convidado este ano para integrar o júri do Concurso Mestre Cervejeiro da Eisenbahn.

pic4.jpgFormado em Química Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em 2000, Cavalcanti começou a se interessar pela cerveja na época de faculdade, mas não como os colegas. “Enquanto muitos bebiam volume, eu ficava imaginando os bastidores da produção”, conta. “Sempre fui amante da bebida, embora não fosse um bebedor assíduo”, completa.

A paixão pelo processo de fabricação da cerveja o levou, em 2009, a aperfeiçoar seus estudos no curso Craft brewing in pratice (Cerveja artesanal na prática), da universidade alemã Versuchs und Lehranstalt für Brauerei (VLB), em Berlim. Mas segundo Cavalcanti, não é preciso ser especialista para produzir a bebida em casa. “Um advogado, um administrador, um porteiro podem fazer cerveja”, garante.

Serviço:Escola da Cervejaria Bode Brown
Rua Carlos de Laet, 1015, Hauer
Curitiba, PR – Brasil
Tel.: (41) 3276-1560
http://www.www.bodebrown.com.br