Outubro também é época das sazonais para as festividades de Halloween – além das tradicionais cervejas de abóbora, que remetem à tradição americana de decorar abóboras nesta época, existem muitas outras cervejas que arrepiam qualquer um.

Por isso criamos esta lista de 7 cervejas que não podem faltar na sua festa de Halloween. São cervejas macabras, assombrosas e demoníacas. Cuidado, tem uma atrás de você!

7-cervejas-para-tomar-no-halloween

7 cervejas para tomar no Halloween:

1. Diabólica IPA

Diabólica-IPA
[Origem: Curitiba, PR – Brasil / Teor Alc.: 6,66% / Estilo: English IPA]

Encabeçando a lista, uma cerveja cujo teor alcoólico já explica tudo: com 6,66% de álcool, esta IPA apresenta coloração acobreada, aroma equilibrando caramelo com notas herbais e florais do lúpulo. Apesar do nome apocalíptico, uma cerveja equilibrada e saborosa.

Sugestão de harmonização: Carpaccio de lesmas


2. Dieu du Ciel Penombre

Dieu-du-Ciel-Penombre
[Origem: Montreal – Canadá / Teor Alc.: 6,0% / Estilo: India Black Ale]

Cerveja escura como a noite e amarga como a morte, é um híbrido entre uma IPA e uma Porter. Coloração marrom escura e aromas predominantemente torrados, com notas cítricas e terrosas dos lúpulos presentes. Na boca também predominando sabores de torrefação, chocolate escuro e cacau, com final seco e amargo.

Sugestão de harmonização: Churrasco de Morcego


3. Fantôme Saison

Fantôme-Saison
[Origem: Soy – Bélgica / Teor Alc.: 8,0% / Estilo: Saison]

A “Fantôme sem nome”, uma das cervejas mais emblemáticas e desejadas entre os cervejeiros. Seu nome faz referência à história de que o fantasma da Condessa Berthe de la Roche ainda pode ser visto perambulando pela região do castelo de La Roche-en-Ardenne, próximo à cervejaria. De coloração amarela turva e abundante formação de espuma, é fantasticamente aromática e complexa: muitos ésteres frutados, notas de especiarias, caprílico, couro, floral… Uma Saison assombrosa!

Foto por Edwin Bautista

Sugestão de harmonização: Ensopado de Enguia Elétrica


4. Duvel

Duvel
[Origem: Breendonk – Bélgica / Teor Alc.: 8,5% / Estilo: Strong Golden Ale]

Referência do estilo Strong Golden Ale, a Duvel surgiu como cerveja comemorativa pelo fim da I Guerra Mundial com o nome Victory Ale. Com sua coloração amarela turva, profusa espuma formando o clássico belgian lace na taça, complexo aroma frutado, floral e cítrico, tinha tudo para ser uma cerveja tranquila. Porém devido ao elevado teor alcoólico, ela foi comparada ao próprio tinhoso – Duvel significa “diabo” no dialeto flamengo da Antuérpia –, e o nome pegou.

Sugestão de harmonização: Pernil de Mula sem Cabeça


5. Bodebrown Perigosa

Bodebrown-Perigosa
[Origem: Curitiba, PR – Brasil / Teor Alc.: 9,1% / Estilo: Imperial IPA]

Se você busca uma cerveja intensa, a Perigosa é o que você precisa. A primeira Imperial IPA registrada no Brasil é porrada em todos os aspectos: da bela coloração cobre ao amargor intenso, passando pelos pronunciados aromas cítricos e resinosos dos lúpulos.

Sugestão de harmonização: Sorvete de Sangue de Cobra


E para para completar, duas cervejas de abóbora:


6. Brooklyn Post Road Pumpkin Ale

Brooklyn-Post-Road
[Origem: Nova York – EUA / Teor Alc.: 5% / Estilo: Pumpkin Ale]

Cervejas tradicionalmente originárias devido a abundância de abóboras nos Estados Unidos, as Pumpkin Ale se inserem perfeitamente no Halloween. Porém são difíceis de encontrar: a Post Road é uma das poucas americanas desse estilo que vem pro Brasil. Apresenta coloração alaranjada, nítidos aromas e gostos de abóbora e dulçor ao final.

Sugestão de harmonização: Gostosuras


7. Bier Hoff Jerimoon

Bier-Hoff-Jerimoon
[Origem: Curitiba, PR – Brasil / Teor Alc: 5,5% / Estilo: Pumpkin Ale]

E por aqui em terras brasileiras onde os costumes de Halloween começam a aparecer, as cervejas para a festa também vieram. A Bier Hoff Jerimoon é uma Pumpkin Ale que não deixa nada a desejar das americanas, pelo contrário. A curitibana está excelente, com uma cor alarvajada viva, aromas e gostos tanto de abóbora, como de especiarias e dos insumos tradicionais da cerveja. Não é a toa que ela já conquistou medalha de ouro dentro da categoria em competição internacional.

Sugestão de harmonização: Travessuras


Curtiu? Faltou alguma cerveja demoníaca? Complemente a lista nos comentários.

Tenha um Halloween horripilante e repleto de boas cervejas!

PS: Não tente fazer estes pratos em casa!