Você conhece os cervejeiros que fazem as suas cervejas artesanais favoritas? Conheça neste artigo 5 grandes cervejeiros de microcervejarias brasileiras!

Selecionamos apenas 5 dentre centenas de pessoas que estão produzindo excelentes rótulos atualmente no Brasil. São cervejeiros com diferentes histórias e diferentes características, mas todos merecem reconhecimento pelo árduo trabalho que é ser um pequeno produtor de cerveja em nosso país.

Confiram abaixo a nossa lista, e vamos erguer nossos copos a estes e a todos os outros cervejeiros e cervejeiras do Brasil!

5 grandes cervejeiros artesanais do Brasil:

cervejeiros-artesanais-do-brasil-bernardo-couto

Bernardo Couto

Cervejaria: 2Cabeças
Obras-primas: MaracujIPA, Hi5

O Bernardo começou a fazer cerveja em 2009, quando lançou o blog Homini Lúpulo – até hoje uma das maiores referências para homebrewers Brasil afora –, e foi presidente da Acerva Carioca em 2013. Sempre buscou produzir receitas inovadoras, com adição de ingredientes como maracujá, carambola, água de coco e por aí vai.

Daí para buscar a produção em escala de suas criações foi um passo natural. Em 2012 surgiu a cigana 2Cabeças, que já faturou vários prêmios nacionais e internacionais e se estabeleceu no mercado brasileiro com ótimas cervejas, aliadas a uma identidade divertida e inovadora.


cervejeiros-artesanais-do-brasil-leo-sewald

Leo Sewald

Cervejaria: Seasons
Obras-primas: Green Cow, Basilicow

A Seasons é uma cervejaria conhecida não só pela sua personalidade brincalhona (todas as suas cervejas seguem a lei da zueira Seasons de 2010, a Reinheitskamehamehadoukentsgebot), mas também pelas suas excelentes cervejas. E por trás destas cervejas está o Leo: homebrewer há mais de 10 anos, sócio-fundador da Acerva Gaúcha, cervejeiro formado pelo Siebel Institute em Chicago, membro da Brewers Association e outras entidades cervejeiras, e viciado confesso em compostos de lúpulo. Como as cervejas da Seasons não são pasteurizadas, e portanto não aguentam viagens longas sem cuidados específicos, não é em qualquer lugar que você vai encontrar. Mas se você ver uma por aí, aproveite!


cervejeiros-artesanais-do-brasil-andre-junqueira

André Junqueira

Cervejaria: Morada Cia. Etílica
Obras-primas: Linha delícias ácidas de verão, Double Vienna

Homebrewer desde 2009, começou a produzir cerveja com a esposa, Fernanda Lazzari. Já em 2010 o Junka começou a dar aulas de produção na Cervejaria Bodebrown, foi presidente da AcervA-PR, e o casal ganhou o primeiro lugar no V Concurso Nacional das ACervAs. Desde então não pararam mais de fazer cerveja, desde estilos tradicionais a receitas malucas e inéditas, e assim fundaram a Morada Cia. Etílica. Este ano eles lançaram uma linha de cervejas ácidas, cada uma com um processo produtivo diferente, todas excelentes. Não deixe de provar!


cervejeiros-artesanais-do-brasil-rodrigo-silveira

Rodrigo Silveira

Cervejaria: Invicta
Obras-primas: 1000 IBU, Saison à Trois

Em 2011 o Rodrigo, que já havia trabalhado por 10 anos como cervejeiro da Colorado, resolveu trilhar seu próprio caminho e montou uma fábrica, que já veio junto com um bar e choperia, onde poderia explorar receitas diferentes.

E a empreitada, através da experiência do Rodrigo e suas excelentes receitas, foi fazendo sucesso, chegando ao ponto de este ano a Invicta passar por uma completa reformulação da marca e dos rótulos – que por sinal ficaram muito legais –, para fazer jus à qualidade das suas cervejas.


cervejeiros-artesanais-do-brasil-marco-falcone

Marco Falcone

Cervejaria: Falke Bier
Obras-primas: Estrada Real IPA, Monasterium

Além de ser cervejeiro da Falke, Sommelier, membro da Associação dos Sommeliers de Cerveja da Alemanha, Vice Presidente do Sindbebidas/FIEMG, idealizador e professor em cursos de formação de Sommeliers, e juiz em concursos nacionais e internacionais de cerveja, o Marco ainda é pai: em 1988 fazia cerveja em casa com o filho, Thiago, no colo (literalmente!). E pelo jeito o filho pegou gosto pela coisa, pois começou como aprendiz na Falke e hoje trabalha na Beavertown, em Londres, uma das mais icônicas cervejarias inglesas. Inclusive fizemos um vídeo com ele, confira AQUI.


E aí, já conhecia todos eles? Qual você acha que faltou na lista? Deixe sua opinião no comentários!