Santa Catarina curte o verão no seu estilo mais germânico na 26ª Festa Pomerana

Agora falta muito pouco para Santa Catarina curtir o verão no seu estilo mais germânico. A 26ª Festa Pomerana inicia amanhã, Sexta-feira, dia 16 de janeiro. A decoração espalhada pelas ruas de Pomerode (SC) indica que é hora de tirar o traje alemão do armário e se preparar para enfrentar dez dias de muita folia. Pelos pavilhões, o clima ainda é de muito trabalho para deixar tudo em ordem até o momento da abertura dos portões do Parque de Eventos.

A abertura oficial da 26ª edição acontece às 20h, no Pavilhão Cultural. Para efetuar a sangria do primeiro barril de chopp e declarar o início oficial das festividades, o prefeito Paulo Maurício Pizzolattti e a vice-prefeita Gladys Knaesel aguardam as presenças do governador do Estado, Luís Henrique da Silveira, o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, o pomerodense Gilmar Knaesel e o deputado federal João Pizzolatti, além de diversas autoridades regionais e locais.

Porém, as atrações da festa mais alemã do Brasil já iniciam a partir das 19h (15/01/09), com o tradicional desfile típico pelas ruas centrais do município. Clubes de Caça e Tiro, bandas de música, os grupos de danças folclóricas se intercalam no cortejo que traz às ruas, na forma de alegorias, um pouco do cotidiano da comunidade, destacando antigas e atuais tradições de Pomerode.

O preço do ingresso para a Sexta-feira é de R$ 5,00. Pessoas de traje típico alemão e crianças até 12 anos têm acesso livre. Entre as principais atrações da noite está a banda Cavalinho de Blumenau (SC), que sobe ao palco do Pavilhão Principal às 21h. Para completar a folia, a Orquestra Os Montanari conduz o a energia do Pavilhão Principal madrugada adentro, a partir da meia-noite.

Para o ano em que se comemora os cinquentenário de emancipação política-administrativa do município de Pomerode, a Festa Pomerana estima receber cerca de 70 mil pessoas, entre visitantes regionais e turistas de todo o país. Até o dia 25 de janeiro, muita música, gastronomia, competições típicas e diferentes atrações celebram o melhor da cultura brasileira de origem alemã, num dos eventos mais tradicionais do calendário estadual.

Mais informações:

Secretaria Muncipal de Turismo de Pomerode
Claudio Marcos Krueger (Secretário de Turismo) – (47) 8415-4515
Ivone Lemke (Diretora de Turismo) – (47) 9923-7753