imageArtigos

Dos mais variados estilos

Na busca constante por cervejas especiais, pela descoberta de novos aromas e sabores, nos deparamos com todos os tipos de cervejas. Algumas delas o primeiro contato não é tão marcante, já outras são memoráveis


Na busca constante por cervejas especiais, pela descoberta de novos aromas e sabores, nos deparamos com todos os tipos de cervejas. Algumas delas o primeiro contato não é tão marcante, já outras são memoráveis.

Separei uma lista dessas, que desde o primeiro gole, nos surpreende e ficam gravadas nos arquivos de bons momentos de nossas memórias. A maioria delas podem ser encontradas em território brasileiro – procurei ter esse cuidado aos escolhe-las. Com exceção da Augustiner Helles, que até o momento nenhum importador a trouxe para cá,  podendo ser degustada somente em Munique, capital da Baviera na Alemanha. Aproveito para deixar aqui também esta dica de viagem.

pic1.jpg

1. Christoffel Bier

[Teor Alcoólico: 6,0% – Estilo: Pilsener – Origem: Roermond, Holanda]

Uma cerveja do estilo Pilsener, porém a cervejaria preferiu não usar o termo Pilsener em virtude da vulgarização do termo e, também, para distinguí-la das demais de sabores massificados existentes no mercado. Ela se apresenta picante e seca no palato, com agradáveis aromas herbáceos.

 

Edelweiss Snowfresh

2. Edelweiss Snowfresh

[5,0% – Weizenbier – Linz, Áustria]

Distinta das cervejas de trigo alemãs, esta cerveja é elaborada com ervas alpinas. Esta virtude confere a ela aromas florais e de nozes, sabor equilibrado com uma boa e refrescante acidez.

 

Harviestoun Bitter & Twisted

3. Harviestoun Bitter & Twisted

[4,2% – Scottish Ale – Alva, Escócia]

Recém chegada no mercado nacional, esta é uma cerveja diferente de qualquer proposta. Elaborada com aveia e um blend de maltes (de cevada e de trigo), apresenta aromas cítricos, médio corpo e uma excelente acidez. Uma cerveja muito saborosa e refrescante.

 

Harviestoun Old Engine Oil

4. Harviestoun Old Engine Oil

[6% – Old Ale – Alva, Escócia]

O nome desta cerveja já diz tudo (Velho Óleo de Motor). De coloração escura e extremamente encorpada, sendo convidativa no palato e com aromas estonteantes de torrefação.

 

La Trappe Quadrupel

5. La Trappe Quadrupel

[10,0% – Quadrupel – Berkel-Enschot, Holanda]

Produzida em uma das 7 autenticas cervejarias trapistas do mundo – a única fora da Bélgica –, esta cerveja é fabulosa em aromas e complexa no paladar, sendo adocicada, com médio amargor e acidez. Destaque para sua apresentação em garrafa de cerâmica.

 

Jenlain Ambrée

6. Jenlain Ambrée

[7,5% – Bière de Garde – Jenlain, França]

Falar de França e falar de cerveja parece não combinar. Porém a Jenlain Ambrée comprova que existe sim ótimas cervejas gourmet francesa. Com aromas de licor de ameixa, levemente adocicada, médio corpo, esta é uma cerveja que combina bem com sobremesas e queijos de fungo azul.

 

Eisenbahn Oktoberfest

7. Eisenbahn Oktoberfest

[6,0% – Oktoberfest/Märzen – Blumenau, SC, Brasil]

A cervejaria Eisenbahn de Blumenau (SC), sempre reproduzindo estilos clássicos com maestria, acertou novamente com esta cerveja sazonal do mês de outubro. Uma Lager encorpada e maltada.

 

Fuller's London Porter8. Fuller’s London Porter

[5,4% – Porter – Chiswick, Inglaterra]

De coloração escura, reflexos cor de rubi, espuma rápida com cor de creme e aromas acentuados de chocolate amargo e café espresso. Ela possui muito corpo e amargor na medida certa.

 

pic9.jpg

9. Schöfferhofer Kristallweizen

[5,0% – Weizenbier Filtrada- Frankfurt am Main, Alemanha]

Diferente das outras cervejas Weizen, onde se destacam os aromas frutados e de especiarias, esta cerveja surpreende pelos aromas lupulados e pelo seu leve armargor.

 

pic10.jpg

10. Augustiner Helles

[5,2% – Münchner Helles – Munique, Alemanha]

Augustiner Helles é a cerveja preferida pela maioria dos Bávaros. Do estilo Clara de Munique (Münchner Helles) – típico da Baviera –, ela tem paladar levemente picante e maltado, baixo para médio corpo e aromas herbáceos.

 

[div class=”notice” class2=”typo-icon”] Sobre o autor

Daniel WolffDaniel Wolff é sommelier, especialista em cervejas, e editor do Mestre-Cervejeiro.com

Fale com ele: Facebook, Twitter ou Email

[/div]