Outubro é o mês da maior festa cervejeira do mundo: a Oktoberfest de Munique, na Alemanha – que na verdade começa já em Setembro!

A festa é regada a cervejas do estilo Oktoberfest, que são Lagers maltadas, de produção sazonal, e tradicionalmente servidas no caneco de 1L, o Maßkrug. Além da Oktoberfest original em Munique e a Oktoberfest de Blumenau, a maior e mais conhecida no país, várias outras cidades promovem a sua versão da festa. E é claro, os cervejeiros e cervejeiras Brasil afora também! Então, para ajudar quem quer montar uma boa Oktoberfest, indicamos 10 rótulos que não podem faltar.

Confira abaixo as nossas dicas de 10 cervejas para tomar na Oktoberfest. O’zapft is!

10 cervejas para tomar na Oktoberfest:

1. Paulaner Oktoberfestbier

Paulaner-Oktoberfestbier
[Origem: Munique – Alemanha / Teor Alc.: 6% / Estilo: Oktoberfest]

A Paulaner é uma das cervejarias que participa da festa e exporta para o Brasil a sua Oktoberfestbier. Apresentando aromas de cereais e leve amargor, é uma cerveja equilibrada e fácil de beber – pode encher o Maßkrug sem medo!

Sugestão de harmonização: Pretzel


2. Eisenbahn Oktoberfest

Eisenbahn-Oktoberfest
[Blumenau, SC / Teor Alc.: 6% / Oktoberfest]

A Eisenbahn de Blumenau não poderia ficar de fora dessa! E também faz uma excelente cerveja do estilo Oktobfest. De coloração dourada intensa, aromas de panifição e levemente floral. Na boca apresenta presente amargor e perfil maltado. Combinação perfeita para as salsichas alemães.

Sugestão de harmonização: Bockwurst com Chucrute


3. Bamberg Die Wiesn

Bamberg-Die-Wiesn
[Bamberg, SP / Teor Alc.: 5,7% / Oktoberfest]

Die Wiesn se chama o local onde é realizada a Oktoberfst em Munique, onde foi feito a castamente do príncipe Ludwig em 1810, ocasião que originou a festa.
A Bamberg, outra cervejaria nacional que é intensa nas tradições alemãs, também produz uma Oktoberfest que tem que ser provada. Dourada, aromas de biscoito e floral. Médio corpo, média carbonatarão e bom equilíbrio entre amargo e maltado.

Sugestão de harmonização: Leberkäse


4. Spaten Oktoberfestbier

Spaten-Oktoberfestbier
[Munique – Alemanha / Teor Alc.: 5,9% / Oktoberfest]

A Spaten de Munique também é uma das cervejarias presentes na festa. Mas para o Brasil, pelo menos nos últimos anos, ela vem exclusivamente para a Oktoberfest em Blumenau. Para aqueles que forem visitar a festa em Blumenau – o que eu realmente recomendo, pois mudou para melhor o perfil da festa nos últimos anos – vale muita a pena pedir uma Spaten Oktoberfestbier. Como as outras apresenta uma bonita cor dourada, aromas florais muito presentes e ainda equilibrada.

Sugestão de harmonização: Kasseler


5. Brooklyn Oktoberfest

Brooklyn-Oktoberfest
[Nova Iorque – EUA / Teor Alc.: 5,5% / Oktoberfest]

A Brooklyn, uma das mais conhecidas cervejarias dos Estados Unidos, também tem a sua versão da Oktoberfest. De produção sazonal, é disponibilizada apenas entre os meses de Agosto e Outubro. Ótimo exemplo do estilo, foi eleita por dois anos seguidos (2010 e 2011) a melhor Oktoberfestbier do mundo pelo World Beer Awards.

Sugestão de harmonização: Weisswurst com mostarda doce


E para não ficar só nas do estilo Oktoberfest


6. Paulaner Hefe-Weißbier Naturtrüb

Paulaner-Hefeweissbier
[Munique – Alemanha / Teor Alc.: 5,5% / Weizenbier]

De coloração dourada turva, aromas de banana e cravo e alta carbonatação, esta cerveja é um típico exemplar de cerveja de trigo não filtrada da Baviera.
Por ser refrescante e nutritiva, é uma cerveja consumida no Café da Manhã na região, principalmente em áreas rurais.

Sugestão de harmonização: Wiener Schnitzel


7. Erdinger Weißbier

Erdinger-Weissbier
[Erding – Alemanha / Teor Alc.: 5,3% / Weizenbier]

A Erdinger produz exclusivamente cervejas de trigo, e é a maior produtora deste estilo de cerveja no mundo.
A Erdinger Weißbier, carro-chefe da cervejaria, tem cor amarela turva, alta carbonatação, corpo baixo e leve acidez, além dos característicos aromas de banana e cravo suavemente inseridos.

Sugestão de harmonização: Bayrischer Kartoffelsalat


8. HB Dunkel

HB-Dunkel
[Munique – Alemanha / Teor Alc.: 5,5% / Munich Dunkel]

Produzida por uma das mais tradicionais cervejarias de Munique – fundada pelo próprio Duque Wilhelm IV, que promulgou a Lei da Pureza Alemã! –, a Hofbräu Dunkel é referência do estilo Munich Dunkel: de coloração marrom escura, aromas e sabores maltados de casca de pão e toffee e baixo amargor.

Sugestão de harmonização: Hackepeter


9. Schneider Weisse Tap 7

Schneider-Weisse-Tap-7
[Kelheim – Alemanha / Teor Alc.: 5,4% / Weizenbier]

Mais uma excelente cerveja de trigo não filtrada, a Tap 7 distingue-se de outras cerveja do estilo por sua coloração âmbar turva e aromas de cravo e noz-moscada. Levemente picante, bem carbonatada e cremosa.

Sugestão de harmonização: Marreco recheado


10. Schneider Weisse Tap X Meine Porter Weisse

Schneider-Weisse-Tap-X-Meine-Porter-Weisse
[Kelheim – Alemanha / Teor Alc.: 7% / Specialty Beer]

A Schneider Weisse, apesar de ser uma das mais tradicionais cervejarias da Alemanha, não se limita aos estilos clássicos da escola alemã. As Tap X são um belo exemplo desta atitude. São produzidas dois tipos todo ano: a Tap X Mein Barrique é a Tap 6 e a Aventinus Eisbock maturadas cada uma em um barril, e o blend das duas maturado em um terceiro barril; já a Tap X Meine Porter Weisse é a receita de 2014 – todo ano é uma receita nova, e esta combina características de Weizenbier e de Porter: espuma bege cremosa, coloração preta fechada, aromas de torrefação, chocolate e bananas passas, sabor levemente frutado e torrado, e final seco.

Sugestão de harmonização: Apfelstrudel com sorvete de baunilha


E aí, faltou alguma cerveja imperdível para comemorar a Oktoberfest? Escreva nos comentários!