10 Cervejas para o Dia da Cerveja Alemã
Selecionamos 10 rótulos que não podem faltar em uma comemoração do Dia da Cerveja Alemã, e ainda aproveitamos para sugerir pratos típicos da culinária alemã para harmonizar.
Confira, experimente e depois nos conte o que achou!
No dia 23 de abril é comemorado o Dia da Cerveja Alemã. Neste dia, em 1516, foi promulgada a Lei da Pureza Alemã, a famosa Reinheitsgebot. E nada mais justo para comemorar este marco na história cervejeira do que apreciar alguns rótulos da Escola Alemã!
10 Cervejas para o Dia da Cerveja Alemã

Bierland Pilsen
Origem: Blumenau, SC – Brasil
Teor Alc.: 4,8%
Estilo: German Pils
Para iniciar os trabalhos vamos de Bierland Pilsen. Ela é inspirada no tradicional estilo German Pils, uma cerveja com baixo corpo, equilibrada, e boa para quem está entrando no mundo das cervejas artesanais.
Harmonização: Pretzels (a famosa rosquinha alemã, salpicada com sal grosso).

Wensky Pilsen
Origem: Araucária, PR – Brasil
Teor Alc.: 5,0%
Estilo: Bohemian Pilsner
A Wensky Pilsen é uma reprodução do estilo Bohemian Pilsen, originário da República Tcheca, tem características marcantes são a bela coloração dourada cristalina, aroma herbal de lúpulos da região da Boêmia (entre o Sul da Alemanha e o Oeste da República Tcheca), e amargor mais pronunciado que as German Pils.
Harmonização: Hering Brot (filet de sardinha na broa com maionese e cebola)

Schneider Weisse Tap 7 Unser Original
Origem: Kelheim – Alemanha
Teor Alc.: 5,4%
Estilo: Cerveja de Trigo
A cervejaria Schneider Weisse, tocada até hoje pela 6ª geração da família Schneider, é especializada em cervejas de trigo. E a Tap 7 Unser Original (traduzindo para o português, “Nossa Original”) é a versão tradicional de cerveja de trigo não filtrada do sul da Alemanha. De coloração amarela-alaranjada, turva, e com uma espuma cremosa bem formada, apresenta característicos aromas de banana, cravo e até mesmo um pouco de tutti-fruti. Uma Cerveja de Trigo pra ninguém botar defeito!
Harmonização: Weisswurst (salsicha branca) com mostarda doce

Wensky Red Weizen
Origem: Araucária, PR – Brasil
Teor Alc.: 6,0%
Estilo: Cerveja de Trigo
A Wensky Red Weizen é uma variação da tradicional cerveja de trigo alemã. Como o nome já indica, trata-se de uma Cerveja de Trigo avermelhada, com aromas de caramelo complementando os de cravo e banana característicos das cervejas de trigo da Baviera.
Harmonização: Hackepeter (tipo steak tartar, conhecido no sul do Brasil como carne de onça)

Berliner Kindl Weisse
Origem: Berlim – Alemanha
Teor Alc.: 3,0%
Estilo: Berliner Weisse
A Berliner Kindl é uma das últimas duas produtoras locais deste que é o estilo característico de Berlim, o Berliner Weisse. Trata-se também de uma variação de Cerveja de Trigo alemã. Caracteriza-se pela cor amarelo palha, baixo teor alcoólico, e a eidente acidez devido à fermentação simbiótica de fermento cervejeiro (Saccharomyces cerevisiae) e bactérias ácido-láticas (Lactobacillus). É uma cerveja muito saborosa e bem refrescante – se você curtir cervejas um pouco mais ácidas!
Harmonização: Beba antes de comer, para abrir o apetite!

Bierland Vienna
Origem: Blumenau, SC – Brasil
Teor Alc.: 5,4%
Estilo: Vienna Lager
A Bierland Vienna é uma representante de nível internacional do estilo Vienna Lager. De cor âmbar, apresenta aromas de malte lembrando biscoito e toffee, complementados por aromas herbais do lúpulo. É muito equilibrada, com o dulçor do malte equilibrado com o amargor, resultando em alto drinkability. Uma deliciosa opção para quem quer dar um passo além das Pilsens!
Harmonização: Bratwurst (salsicha alemã assada) com mostarda escura e broa

Brewdog + Weihenstephaner India Pale Weizen
Origem: Ellon – Escócia
Teor Alc.: 6,2%
Estilo: Cerveja de Trigo
De um lado a BrewDog, cervejaria escocesa conhecida por fazer cervejas deliciosas e inusitadas. Do outro a Weihenstephner, a cervejaria mais antiga do mundo ainda em atividade, conhecida por manter viva a tradição da Cerveja de Trigo alemã com qualidade excepcional. Juntas, elas desenvolveram a India Pale Weizen, uma cerveja com a base de Cerveja de Trigo e lupulagem de American IPA. O resultado é uma cerveja com aromas cítricos e elevado amargor derivados dos lúpulos americanos, complementados pelos aromas de cravo e banana do fermento de Cerveja de Trigo. A base maltada entrega um leve dulçor e corpo mais elevado. Uma cerveja inusitada que vale a pena provar!
Harmonização: A famosa Currywurst (salsicha alemã preparada com curry)

Paulaner Salvator
Origem: Munique – Alemanha
Teor Alc.: 7,9%
Estilo: Doppelbock
Talvez o rótulo mais icônico do estilo Doppelbock (Bock Dupla), a nutritiva Paulaner Salvator foi desenvolvida para ser tomada pelos monges do monastério da Paulaner durante o jejum da Quaresma. Apresenta cor acobreada, baixo amargor e intenso perfil maltado remetendo a caramelo, nozes e chocolate, tanto no aroma quanto no paladar. Uma curiosidade é que o seu nome, uma homenagem ao “Salvador”, deu origem à tradição de nomear as cervejas Doppelbock com o sufixo -Ator, hoje presente em mais de 200 rótulos. Exemplos incluem a Ayinger Celebrator, Augustiner Maximator, e a brasileira Bamberg Bambergerator
Harmonização: Eisbein (joelho de porco assado) com purê de maçã.

Schneider Weisse TAP X Mein Aventinus Barrique
Origem: Kelheim – Alemanha
Teor Alc.: 9,5%
Estilo: Cerveja Bock de Trigo maturada em Barril
Este é um dos rótulos mais inusitados já produzidos na Alemanha. A Tap X Mein Aventinus Barrique é uma cerveja de cor marrom-avermelhada, levemente turva, com pouca formação de espuma. Apresenta aromas complexos rementendo a frutas secas, nozes, e madeira. Na boca é ao mesmo tempo ácida e adocicada, com amargor quase inexistente. Toda esta amálgama de aromas e sabores decorre de sua produção: ela é um blend de dois rótulos da Schneider Weisse, a Tap 6 Unser Aventinus e a Aventinus Eisbock, cada uma maturada em um barril diferente. Este blend é então maturado em um terceiro barril, resultando em uma cerveja deliciosamente complexa.
Harmonização: Esta vale a pena tomar sozinha, mas experimente com um belo Schwarzwälder Kirschtorte (bolo Floresta Negra).

Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen
Origem: Bamberg – Alemanha
Teor Alc.: 5,1%
Estilo: Rauchbier
Uma cerveja que ou você ama, ou odeia! As Rauchbier (traduzindo literalmente, “cerveja de fumaça”) são produzidas com malte defumado, o que lhes confere notas de fumaça remetendo até mesmo a bacon e carnes defumadas. É um estilo típico da cidade de Bamberg, na Francônia (norte da Baviera), e a Schlenkerla é seu produtor mais conhecido. A cervejaria produz três variedades de Rauchbier – Weizen, Märzen e Urbock –, sendo a Märzen o carro-chefe. Tem perfil equilibrado, com leve dulçor do malte e sutil amargor, predominando aromas e sabores intensamente defumados. E aí, encara?
Harmonização: Kasseler com Knödel e chucrute = Carne de porco defumada com um tipo de nhoque gigante de batata e repolho azedo.
Aproveite o Dia da Cerveja Alemã com estas excelentes cervejas, prove as harmonizações, e depois nos conte o que achou. Prost!
Verifique disponibilidade destas e outras cervejas numa loja Mestre-Cervejeiro.com. Conheça as nossas lojas: www.mestre-cervejeiro.com/lojas
Publicações Relacionadas
- Brussels Beer Challenge 2020 vai acontecer. Inscreva as suas cervejas! - 06/10/2020
- Lista de Lojas Mestre-Cervejeiro.com Operando Delivery e Take Away (Covid-19) - 20/05/2020
- 10 melhores cervejas IPAs que provei nos últimos tempos - 09/09/2019
- Oktoberfest Mestre-Cervejeiro.com 2018 - 15/10/2018
- Lista dos vencedores – Copa Cervezas de America 2018 - 15/10/2018
- South Beer Cup 2018: Cervejas premiadas - 12/09/2018
- Cervejas da Mestre-Cervejeiro.com são premiadas no World Beer Awards - 20/08/2018
- Nova cerveja: Mestre-Cervejeiro.com Hallertau Mosaic Pilsner - 17/07/2018
- Diretor da rede de lojas Mestre-Cervejeiro.com é homenageado com o prêmio personalidade da cerveja 2018 - 19/06/2018
- Daniel Wolff foi juiz pela segunda vez do World Beer Awards - 15/06/2018